quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÊS DE AGOSTO - LITERATURA

RPG
Sigla de Role Playing Game, RPG são jogos abrangentes e com variáveis tão distintas que podem ser classificados por “tipo”. É um jogo de interpretação no qual existe o desenvolvimento tanto do personagem como da história, sempre sob a coordenação de um mestre. Coordenação: Mestre Adriano Sintate. Faixa etária: a partir de 12 anos

Gibiteca Municipal Eugenio Colonnese. Rua Tasman, 301, Jardim do Mar. Dias 4, 11,18 e 25 (sábado) 13h às 17h

  
Dicas de leitura:

O som e o sentido

Autor: José Miguel Wisnik. Este livro, que vem acompanhado de um CD, pode ser “algo como um órgão de igreja com muitos registros, ou um canivete suíço com inúmeras lâminas”, escreve o crítico Lorenzo Mammì. Pode ser lido “como um guia - perfeitamente compreensível ao leigo, como uma história sem nomes ou datas, constantemente apoiada em dois elementos básicos - o recurso à experiência acústica concreta e a comparação com as outras estruturas produtoras de sentido (a língua, o mito, a sociedade)”.



Orgulho e preconceito

Autora: Jane Austen. Uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade da autora. Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, ela revela um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo - um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe; orgulhos e preconceitos que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundas raízes no coração humano.



A menina que roubava livros

Autor: Zusak Markus. Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se a ela e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos.

 
Lavoura Arcaica

Autor: Raduan Nassar. Texto no qual se entrelaçam o novelesco e o lírico, uma alegoria poética da sociedade brasileira contemporânea por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, consequentemente, o avesso da imagem da família. O livro recebeu três prêmios - 'Coelho Neto', da Academia Brasileira de Letras; 'Jabuti', da Câmara Brasileira do Livro e 'Revelação', da Associação Paulista dos Críticos de Arte - além de uma adaptação cinematográfica em 2001.

Gibiteca
A Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese está localizada no Centro Livre de Artes Visuais, no complexo da Pinacoteca Municipal. Com acervo de 11 mil itens, direcionados a todos os públicos, a Gibiteca é uma das poucas existentes no Brasil que possui acervo para empréstimo. Além das HQs, o espaço possui discos de vinil, revistas de música e filmes em VHS. A Gibiteca também recebe e necessita de doações. Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese. Rua Tasman, 301, Jardim do Mar. Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 8h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo