quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mostra Cultural

Dezembro de 2011
 
No dia 3 de dezembro foi realizada mais uma atividade com a comunidade: a Mostra Cultural 2011. Nesse dia os alunos prepararam uma série de trabalhos e atividades que ficaram expostos na escola para que todas as famílias pudessem apreciar parte do que foi feito durante o ano letivo. Algumas turmas também fizeram apresentações teatrais a partir de temas ou histórias lidas e trabalhadas durante o ano.
A Mostra Cultural é um momento muito importante de integração da escola com a comunidade no sentido de divulgar todo o trabalho pedagógico que diariamente é desenvolvido pelas professoras. Os projetos, os conteúdos curriculares, os estudos de meio, os temas e curiosidades que surgem no dia a dia escolar são concretizados por meio de trabalhos artísticos, maquetes, vídeos, textos, murais, cartazes, painéis e tantas outras formas de expressão que demonstram um pouco do muito que cada aluno descobre, explora, investiga, pesquisa e aprende junto de seus colegas e professoras.
Roberto
(Agente de Biblioteca)
 
Robótica Educacional
Em 2011 mais uma vez o laboratório de informática contribuiu com os trabalhos expostos na Mostra Cultural. Nossos alunos tiveram a oportunidade de desenvolver diferentes atividades utilizando recursos diversos. Produziram livrinhos dos mais variados temas, apresentações multimídia, jogos, ilustrações, reescritas, fotonovela, trabalharam também com edição de imagem, além de realizarem pesquisas que serviram como base para estruturar os temas estudados.
No trabalho com robótica, os alunos dos 2ºs anos do Ciclo II assistiram o documentário “Lixo Extraordinário”. Depois de refletir e debater, o grupo propôs a produção de uma maquete que representa “A cidade que queremos”. Nela utilizamos os blocos de encaixe para representar algumas das máquinas necessárias para a implantação de um sistema de Coleta Seletiva eficiente. Além dessa maquete os alunos deixaram evidente em seus discursos a importância de cada setor envolvido neste processo: munícipes, prefeitura e indústria. Todas as produções puderam ser apreciadas pela comunidade no dia da Mostra Cultural.
 
Profª Camila
(Laboratório de Informática)


Turmas do Infantil - Manhã


Na Mostra Cultural, foram expostos trabalhos relativos aos contos infantis João e Maria, João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Branca de Neve e Rapunzel. A partir deles, contados de diversas formas, utilizando-se fantoches, áudio e vídeo, os alunos ilustraram na folha de atividade o que mais se aproximou do conto para eles, usando recorte, colagem e pintura. Fizemos também um livro ilustrado com estas histórias. A atividade sequenciada “Cuidar” teve como proposta o trabalho com a importância do cuidado com o outro, a interação do grupo, o respeito pelos colegas e os funcionários da escola. Uma “boneca de pano” que recebeu o nome de “Gabriela”, escolhido carinhosamente pelas crianças, acompanhou o grupo durante as atividades da rotina e às sextas-feiras era levada por uma criança para participar da rotina da família no final de semana. (Profª Priscilla - Infantil II)

 
Tema com o livro o “Sapo Bocarrão”. Nós trabalhamos no livro individualmente com as crianças várias técnicas, vários interesses e antes de fazermos o livro, a história do “Sapo Bocarrão” foi contada e recontada e a partir daí, resolvemos montar o livro. O livro tem varias técnicas, como pintura, recorte e colagem, texturas, o que permite que as crianças percebam o liso, o áspero, enfim, usamos várias tintas, recortes de diversos papéis, o que o deixou bastante diversificado. (Profª Denise - Infantil III)
Exposição de um projeto relacionado ao artista Ivan Cruz que retrata brincadeiras infantis; então decidimos expor o bilboquê feito com material reciclado e uma reprodução de uma obra dele em tela. Outro projeto exposto foi sobre Os Contos de Fadas, quando foi exibido um DVD com as crianças narrando, contando as histórias, além da exposição de alguns personagens. (Profª Rosileine - Infantil IV)


Trabalhos realizados ao longo do ano desenvolvidos na área de artes visando desenvolver a intuição artística, apreciação visual e ampliar o repertório de figuras dos alunos. Nesta proposta foi feita uma sequência de atividades com desenhos de memória, de observação e registro de observação. Proposta de apuração da qualidade estética que os alunos entenderam direitinho, cumprindo o objetivo de forma adequada. (Profª Márcia - Infantil V)

Turmas do Infantil - Tarde
 
Na Mostra Cultural apresentamos o projeto dos “Bichinhos do Jardim” que é um projeto que surgiu de uma necessidade da turma à medida que algumas lagartas começaram a entrar dentro da nossa sala e nós desenvolvemos um trabalho bem legal, fizemos pesquisas em vários livros, livros que tratavam de vidas no jardim , da vida dos insetos, dos bichinhos que habitam no jardim, alguns livros de história também . Fizemos o nosso terrário, o jardim na frente da escola para compartilhar com todo mundo tudo que a gente viveu no projeto. (Profª Danielle - Infantil II)
 
Trabalhos baseados nas obras de Tarsila do Amaral: A Cuca, O Abaporu e o Ovo, utilizando argila, pintura em tela e desenho do autorretrato da Tarsila. (Profª Ana Maria - Infantil IV)
O trabalho “Contos, Poesia e Arte” foi desenvolvido pelo infantil V que teve como objetivo proporcionar momentos de prazer através da leitura e da arte, onde puderam ampliar o vocabulário e o repertório. A autora escolhida para a leitura foi a Cecília Meireles, conheceram a sua vida e obra e ilustraram suas poesias; o pintor foi o Ivan Cruz, fazendo a reeleitura de um de seus quadros. (Profª Sueli - Infantil IV)

Turmas do Fundamental
 
Durante o ano as turmas do 1° Inicial A,B e C trabalharam sobre os animais mamíferos , focando também os animais do Romero Britto; então, na Mostra Cultural fizemos a exposição dos trabalhos dos animais mamíferos feitos pelas crianças e algumas releituras do Romero Britto. O 1° Ano Inicial A durante todo o projeto realizou o produto final que foi um jogo de percurso sobre animais mamíferos, elaborando as regras e concluindo com um jogo de percurso humano que foi jogado pelos pais no dia da mostra. (1º anos Ciclo Inicial - Profªs Waléria, Mariana e Vania)

Durante o ano os alunos conheceram alguns contos e fizeram a reescrita de três deles: “Os Três Cabritinhos” , “A bela sopa” e o “O Rei que queria alcançar a lua”. Leram bastante, reescreveram os contos, foram no Laboratório de Informática e digitaram os contos. Depois confeccionaram os livrões expostos na Mostra Cultural e também apresentaram a dramatização de cada um deles. (Profª Eliana - 2º A - Ciclo I)
Na Mostra Cultural, o 2ºA trabalhou com projetos de assuntos que se destacaram em sala de aula. São eles: Projeto Tamar, Projeto Memórias e Projeto Brincando e Aprendendo com a Turma da Mônica, que teve como objetivo a elaboração de um gibi da própria turma. (Profª Simone - 2ºA - Ciclo Inicial)




 
O 2ºB demonstrou o que trabalhamos durante o ano. Sobre a reciclagem do pet fizeram bastante coisas com a família que estavam vendo durante o trimestre para a Mostra Cultural. Também sobre o Projeto da Sustentabilidade construíram cartazes sobre o tema “um planeta sustentável”. E também sobre o Romero Brito expuseram uma galeria de arte que eles mesmos desenvolveram baseado nas obras desse artista. (Profª Raimunda - 2ºB - Ciclo Inicial)
Os 1°s anos do Ciclo II desde agosto trabalharam com fábulas, Projeto do Ler e Escrever e as crianças, ao longo destes meses elaboraram vários trabalhos que foram expostos na Mostra Cultural. Houve uma apresentação teatral do1° Ano A do Ciclo II. Além disso, trabalhamos com o Vick Muniz, que possui obras feitas com alguns materiais bem diversos, como sucata, geleia e chocolate. Produzimos alguns trabalhos utilizando técnicas dele, como chocolate com papel vegetal e uma outra com a Prof.ª Camila no Laboratório de Informática. (Prof. Mônica —1°B - Ciclo II)
Na Mostra Cultural de 2011 foi apresentado pelos 2°s anos do ciclo II as Regiões Brasileiras . Essas turmas trabalharam o tema desde agosto e vieram falando sobre a cultura, a população, as comidas típicas de Estados e Capitais. Apresentaram as maquetes referentes à pororoca, palafitas, sertão, elevador Lacerda e as diferenças entre a ponte aérea Rio—São Paulo, caracterizando cada região brasileira. (Profª Tatiana - 2ºA - Ciclo II)
   
O 2º ano C enfatizou mais a alimentação das regiões do Brasil e seus diferentes tipos de pratos regionais. Expusemos pratos do norte, nordeste, sudoeste, centro oeste e sul, sendo que em alguns estados existe a influência do negro e do índio, como a mandioca, o milho e o arroz. (Profª Maria do Carmo - 2°C - Ciclo II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo