Novembro de 2011
É um programa de educação ambiental dirigido a escolas públicas e particulares e que tem como objetivo o fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. O programa atua em duas frentes: Estímulo a mudança de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar; e Promoção da melhoria dos indicadores de sustentabilidade da escola como consumo de água, consumo de energia, minimização de resíduos sólidos, ambiente escolar e biodiversidade.
O “Escolas Sustentáveis” é o mais novo projeto apoiado pelo Instituto Rhodia, por meio da Lei Rouanet. A iniciativa, realizada em parceria com a empresa Evoluir, Educação e Sustentabilidade e secretarias municipais de Educação, visa difundir na rede pública de ensino temas e projetos relacionados à sustentabilidade.
Com o convite aberto à Biblioteca Interativa Mário de Andrade, pudemos participar deste Programa durante este ano trazendo uma visão inovadora de sustentabilidade para a Escola, onde os alunos foram os mais beneficiados decorrente de um conceito novo de olhar o nosso meio ambiente.
Esta visão é multiplicadora, pois o tema foi debatido durante este período com os alunos, onde eles descobriram as diferenças entre consumo consciente, através de vídeos, livros, investigação de ambientes, atividades em sala, jogos, desenhos, entrevistas, vivência cultural e paródia.
Atividades pedagógicas desenvolvidas no projeto
O projeto “Escolas Sustentáveis” foi desenvolvido a partir do diagnóstico da escola feito pelos próprios alunos que percorreram todo o espaço escolar para verificar questões relativas ao consumo de água e luz.
Posteriormente, diversas atividades foram desenvolvidas durante as aulas: desenhos, leituras, jogos e filmes abordando o tema. Além disso, uma das atividades pedagógicas que a escola desenvolve mensalmente chamada Vivência Cultural, mencionou o tema sobre sustentabilidade no mês de outubro. A Vivência Cultural consiste na organização de atividades práticas nas áreas de matemática, língua portuguesa, artes, educação física, ciências, história e geografia. Nesse dia, os alunos escolhem as áreas que mais apreciam e percorrem as diversas salas de aula para participar das atividades.
Outras atividades surgiram e produziram trabalhos muito interessantes: paródias de músicas, entrevistas e distribuição de cartazes pela escola lembrando a importância de apagar as luzes ao deixar um ambiente e o quanto podemos economizar água ao utilizarmos o banheiro ou realizar atividades domésticas.
Os alunos conheceram os diversos ambientes da escola e as suas particularidades de consumo de energia e de água. Vimos duas classes sem alunos e foi mostrado que uma das classes estava com as luzes apagadas. As torneiras que os alunos usam são de temporizador, evitando o desperdício. Também foi mostrada a iluminação natural que o pátio recebe.
Diagnóstico da Escola
Todo o Diagnóstico respondido pelos alunos foi feito em um formulário desenvolvido na Internet. Não houve qualquer impressão de papel nesta etapa, contribuindo com o meio ambiente.
Vivência Cultural
Foram desenvolvidas atividades por áreas diversificadas em que integraram todas as turmas do Fundamental. Algumas das atividades foram Jogo da Trilha da Sustentabilidade, Quizz, Caça-Pistas, Blocos de Encaixe e Jogo do Percurso.
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade
Foram desenvolvidas atividades por áreas diversificadas em que integraram todas as turmas do Fundamental. Algumas das atividades foram Jogo da Trilha da Sustentabilidade, Quizz, Caça-Pistas, Blocos de Encaixe e Jogo do Percurso.
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade
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