quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÊS DE AGOSTO - MEMÓRIA

A criação do antigo município de São Bernardo

Segundo o calendário oficial, no dia 20 de agosto, a cidade comemora 459 anos. A data faz referência ao dia do santo que empresta o seu nome à cidade e ao ano de fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo, o município quinhentista que existiu durante quase uma década na região, sendo depois extinto.

Ao longo do tempo, algumas outras datas foram marcadas com acontecimentos que podem, de algum modo, ser apontados como aqueles que deram origem ao atual município: o estabelecimento da Fazenda São Bernardo, pertencente aos monges beneditinos, em 1717; a criação da Freguesia de São Bernardo, que em outubro deste ano completa 200 anos e será pela primeira vez comemorada; a instalação do município de São Bernardo, em 1890; e, finalmente, a criação do município de São Bernardo do Campo em 1945. Dentre estas datas, a menos lembrada tem sido a de 1890, a qual marca a separação de toda a região do ABC do território administrado pela cidade de São Paulo e seu estabelecimento como cidade autônoma, com sede na região central da atual São Bernardo do Campo.

O processo que resultou na criação do novo município teve início em 1888 com a apresentação de um requerimento e um abaixo-assinado, por parte dos habitantes da então Freguesia, na Câmara Municipal de São Paulo; e com o encaminhamento do projeto de lei nº 83, de autoria do deputado Lopes Chaves, à Comissão de Estatística da Assembleia Legislativa Provincial. Após longo período de tramitação, o projeto foi aprovado pela Assembleia em 27 de fevereiro de 1889. Pouco tempo depois, em 12 de Março de 1889, a lei nº 38 foi sancionada pelo Presidente da Província, Pedro Vicente de Azevedo, oficializando-se assim a criação do Município de São Bernardo.

Todavia, a instalação efetiva do município – fundamental para que o mesmo pudesse eleger suas autoridades e arrecadar seus impostos – só viria a acontecer em 2 de Maio de 1890, após novos trâmites burocráticos e envio de novo abaixo-assinado dos moradores da cidade, desta vez à Secretaria de Governo do Estado.

A Proclamação da República, ocorrida em novembro de 1889, tornou necessária a criação de uma nova legislação que regulasse os municípios brasileiros, a qual só surgiu, no estado de São Paulo, em dezembro de 1890. Neste intervalo, o governo estadual baixou o decreto nº 13 (precisamente em 15-01-1890), o qual determinava que, provisoriamente, as cidades paulistas deveriam ser administradas por um conselho composto por três intendentes nomeados pelo governador, os quais deveriam eleger entre si o presidente. Em São Bernardo, os intendentes escolhidos foram: Francisco José da Silva, mercador de lenha; o coronel João Baptista de Oliveira, proprietário de terras, especialmente na região de Ribeirão Pires e do atual distrito do Riacho Grande, e futuro presidente da câmara dos vereadores em várias legislaturas; Giuseppe Dal Zotto, negociante italiano residente na sede do município.

Finalmente, a constituição estadual, promulgada em 15 de dezembro de 1890, determinava que municípios do porte de São Bernardo deveriam ser governados por uma Câmara composta de seis vereadores escolhidos por meio do voto direto, um dos quais seria escolhido como administrador (intendente) e outro presidente da Câmara. O cargo de prefeito ainda não existia (este seria criado apenas em 1906, através da lei estadual nº 1.038) e ao intendente cabia a função de providenciar a execução das leis aprovadas pela Câmara dos Vereadores.

A instalação desta aconteceu no dia 29 de setembro de 1892, data da posse de sua primeira legislatura. O intendente escolhido na ocasião foi Luís Pinto Fláquer Jr., irmão do médico republicano José Luiz Fláquer, o qual era deputado estadual e depois se elegeria senador estadual, firmando-se como político de grande expressão na região do ABC e em São Paulo.

Nos documentos assinados pelos moradores que pleiteavam a autonomia, encontram-se personagens que haviam tido grande importância na região durante muitas décadas – como o padre Lustosa e alguns antigos sitiantes brasileiros – e também alguns que haviam chegado há menos de 20 vinte anos – como os imigrantes italianos e o Dr. Fláquer – que se destinavam a ter grande influência nos rumos da região durante os anos seguintes.



Exposição 200 anos da Freguesia de São Bernardo

Há 200 anos, em atendimento à demanda da população local, o então Príncipe Regente Dom João VI desmembrava da Paróquia da Sé paulistana o território do antigo bairro de São Bernardo (que englobava o atual ABC Paulista), transformando-o em Freguesia. Com a mudança, a região passou a ter limites civis e eclesiásticos oficiais, e também seu primeiro núcleo urbano, que se estabeleceu no entorno da Igreja Matriz, erguida em função da criação da Freguesia. A exposição 200 anos da Freguesia de São Bernardo conta um pouco dessa história através de imagens de artistas da época e textos. Visitação até 29/09, de segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 17h. Visita monitorada agendar pelo telefone: 4125-5577. Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Abertura: dia 7 (terça) 19h



Preservando o patrimônio cultural

Exemplos de restauro em São Bernardo do Campo

Exposição de fotos do processo de restauração em seu momento metodológico de reconhecimento da obra na sua consistência física e na sua dupla polaridade, estética e histórica, do Painel de Azulejo da Fonte Água Mineral, no Baeta Neves; da Casa do Comissário do Café, na Vila Gonçalves; do Prédio do antigo Cine São Bernardo e Edifício José, no Centro; e da Chácara Silvestre, no Bairro Nova Petrópolis. Informações: 4337-8217. Visitação: segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 17h. Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Abertura: dia 7 (terça) 19h



Conversas de memória

Encontros mensais com memorialistas e moradores da cidade - antigos e novos – interessados na memória local. É um momento para os participantes relatarem juntos suas memórias, leituras e releituras dos momentos vividos no cotidiano da cidade, as quais compõem sua "memória coletiva". Os encontros objetivam contribuir para a identificação de documentos do acervo, indicação de novas fontes de pesquisa e de depoimentos para o banco de história oral da Seção de Pesquisa e Documentação. O tema do próximo encontro será Bandas em SBC. Seção de Pesquisa e Documentação (Memória). Alameda Glória, 197, Centro. Tel: 4125-5577. Dia 29 (quarta) 14h



Seção de Patrimônio

A Seção de Patrimônio tem por responsabilidade a identificação, proteção e divulgação do patrimônio cultural da cidade. A disponibilização para a população desse acervo cultural é feita por meio de exposições temporárias, publicações, seminários, eventos e biblioteca especializada. Também presta assessoria técnica e administrativa ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo – Compahc SBC. Informações:
patrimonio.cultura@saobernardo.sp.gov.br. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Seção de Patrimônio. Rua João Pessoa, 236, Centro. Tel: 4337-8217.



Seção de Pesquisa e Documentação - Memória da Cidade

Esta seção tem por finalidade promover a recuperação, preservação, disponibilização e divulgação de informações sobre a cidade de São Bernardo do Campo, nos seus múltiplos aspectos. Realiza atendimento diário a estudantes, pesquisadores e público em geral. Organiza e mantém exposições periódicas em sua sede, bem como as disponibiliza para empréstimos para outros espaços. Informações:
memoriaeacervo.sbc@gmail.com. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Seção de Pesquisa e Documentação. Alameda Glória, 197, Centro. Telefones: 4125-5577 / 4123-8858 / 4331-1022.

Fonte: http://guiadacidade.saobernardo.sp.gov.br/categoria.asp?cat=VmtjMWFn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo