quinta-feira, 11 de abril de 2013

Torneio de Ioiô


Nos dias 22 de março e 05 de Abril de 2013, a EMEB Mário de Andrade recebeu a visita de Blas Ramirez, tricampeão de ioiô, representando a Fênix Yo-Yo Team - Patrocinador Oficial do Campeonato Brasileiro de ioiô demonstrando para as crianças na escola as diversas manobras possíveis de se fazer com o brinquedo e para divulgação do torneio de ioiô que acontecerá em nosso município.

Essa divulgação está acontecendo na região do ABC com um torneio aberto e gratuito de ioiô no qual todas as crianças e adolescentes com idade máxima de 18 anos têm a oportunidade de receber treinamento e competir em caráter amador nos torneios realizados na cidade. Os melhores jogadores receberão materiais e apoio através de patrocinadores, sendo que os três melhores colocados na final do torneio, que será realizado em junho, terão vaga no Campeonato Brasileiro, realizado uma vez por ano no mês de julho, quando representarão a cidade de São Bernardo do Campo junto a outros competidores de várias cidades do Brasil.

Nas Filipinas os nativos utilizavam o ioiô como armas e instrumento de caça, sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros. A palavra ioiô vem do filipino e quer dizer “volte aqui”.

                No Brasil, o ioiô teve períodos de "febre", quando se tornou mania entre jovens e crianças através de promoções de empresas que queriam divulgar a sua marca.

Incentivar a coordenação motora, criatividade, habilidade e reflexo são algumas características da prática de se jogar ioiô.

Kauan, aluno do 2° Ano B/ Ciclo I, aprendeu na apresentação algumas manobras, sendo o ganhador de um ioiô da sua equipe. Gostou tanto da brincadeira que irá desenvolver outras manobras daqui pela frente.

Se você quiser saber mais informações sobre o mundo do ioiô, como histórias e manobras, visite o site http://www.portaldoioio.com.br/
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo