quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia das Mães


  
           A ideia de comemorar o Dia das Mães nasceu nos Estados Unidos por iniciativa de Ana Jarvis, professora da Escola Bíblica Dominical da Igreja Metodista de Grafton, na Filadélfia. Em 10 de maio de 1914 o presidente americano da época assinou decreto-lei considerando o segundo domingo de maio o “Dia das Mães”.
Em 12 de maio de 1918, pela primeira vez, o Dia das Mães foi comemorado no Brasil, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, por promoção do seu Secretário Executivo, Rev. Frank M. Long, pastor metodista.
O Chefe do Governo, Dr. Getúlio Vargas, então Presidente da República, atendendo a um apelo da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, assinou o Decreto nº 21.366, de 05 de maio de 1932, considerando também o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães.
Pesquisando sobre o tema na legislação do município de São Bernardo do Campo, encontra-se a Lei Municipal nº 491, de 08 de setembro de 1956, que instituiu, pelo então prefeito Aldino Pinotti, a comemoração do Dia das Mães, também no segundo domingo de maio, em nosso município.  
Para mais informações e curiosidades sugerimos os links abaixo para consulta.
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo