Observar
O que é observar: ver uma coisa com muita atenção. Se a gente pode, passar a observar as coisas.
Quando a gente observa a gente aprende coisas novas e assim podemos compartilhar com nossos amigos, fizemos muitas tarefas sobre observar e isso pode nos ajudar no nosso dia a dia.
Nós fizemos muitos grupos para observar crianças e para ajudá-las.
Nós fizemos muitas brincadeiras com o 1° Ano e também gostei de observá-los.
Ao observar temos que dar muita atenção com o que acontece na nossa frente e do nosso lado. Observar já me ajudou várias vezes e acho que ajudou outras pessoas a observar.
Sabemos que nunca podemos culpar antes de observar.
Observar é muito legal, por isso sempre devemos usar esse elemento no nosso dia a dia.
Beatriz Oliveira Adami
Emanuella Elisa Fernandes dos Santos
Lorena Di Sessa Alves
Maria Eduarda Oliveira Bizzi
Alunas do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”
Verificar
No
nosso percurso sobre “verificar”, lemos duas histórias de verificar,
interpretamos os textos e aprendemos que depois de observar temos que
verificar. Com ele aprendemos a observar melhor, a verificar, a classificar, a
questionar, a definir, a aplicar e a generalizar.
Para
nós, as atividades do projeto “TIM Faz Ciência” foram muito interessantes, mas
além de tudo o momento que a gente tem que trabalhar em grupo.
Esse
projeto nos ensinou muitas coisas; o que mais gostamos foi o de observar e
verificar.
Julia Gabriele Marques
Zaccarias
Laís Regina Almeida VianaPedro Henrique Araujo Lins
Pedro Victor Pereira
Alunos(a) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”
Generalizar
Generalizar
significa tornar geral, por em prática, fazer acontecer. Generalizar é
divertido, mas não é possível generalizar tudo, quando alguém faz alguma coisa
que não sabe utilizando o que já sabe e consegue resolver, isso é generalizar.
Fazer
alguma ideia, conhecimento, regra ou funcionamento valer para várias coisas, como
estudar e trabalhar, isso é generalizar. Generalizar ajuda em muita coisa.
Murilo Vaz Santiago dos Santos
Iris dos Santos Juliano GranaGiovane de Almeida Amaral
Alunos (as ) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”
Definir
Nas aulas
do projeto, junto com nossa professora, aprendemos e vivenciamos questões
corriqueiras; foi muito legal e bem produtivo... Percebemos que DEFINIR é muito
mais simples do que imaginamos.
Rodrigo Yudi Toi
dos Santos
Guilherme Matos Fernandes
LeiteJoão Pedro Barbosa Rodrigues
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”
Questionar
Nas aulas sobre “questionar” descobrimos que
questionar não é só perguntar, mas também é argumentar. Nós, nas aulas sobre
questionar, perguntamos a nós mesmos como e quando questionar? E se
questionarmos errado será que vai influenciar na resposta?
Tudo isso que nós aprendemos é para termos um futuro
próspero e ter uma profissão que desejamos. A parte “questionar” o livro nos
fez propostas interessantes, como criar perguntas que você imaginava que o rei
fez a si mesmo.
Fizemos perguntas como: quem será que consegue fazer
uma pergunta sem resposta? Será que acharei algum pretendente que seja
inteligente para casar com minha filha e governar o reino sabiamente?
As coisas que o item “questionar” nos ensina é sermos
corajosos o suficiente para conseguirmos questionar corretamente.
Maria Eduarda Gonçalves
de Oliveira
Enrico Cutri dos Santos
CarrascoVítor Felipe de Paula
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”
Classificar
Nós estudamos sobre “classificar” e achamos que é
legal, interessante e importante. Classificar é separar coisas diferentes das
outras, mas também é colocar coisas parecidas juntas. Antes de classificar
precisamos observar, pois nem tudo é o que parece.
Para saber o que é bom ou ruim, classificar é muito
importante. No momento em que fizemos essa parte, aprendemos o que significa.
Como por exemplo, separar os brinquedos que têm rodas e os que não têm. São
dois grupos que estão separados.
Classificar é muito importante.
Kauê Carnevale Goularte
Alves
Letícia da Silva SouzaYasmin Brandão dos Santos
Pedro Paulo Souza Ponce
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”
Aplicar
Nós achamos que “aplicar” é necessário para aprender
sempre mais, todos são muito importantes: observar, verificar, definir etc.
Nós do grupo “aplicar”, sabemos que ele não é mais
importante que observar, porque observar está em todo lugar.
Aplicar também é muito importante, exemplo:
·
Vontade de passar de ano;
·
Vontade de fazer uma boa faculdade;
·
Vontade de ter um emprego;
·
Se você não aplicar, você não será nada na vida.
Luiz Gustavo Andrade
Pena
Fernando Domingues FreitasHigor Akiossi do Nascimento
Iara Cardoso dos Santos
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”
Nenhum comentário:
Postar um comentário