sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Projeto “TIM Faz Ciência”



Observar


 
                O que é observar: ver uma coisa com muita atenção. Se a gente pode, passar a observar as coisas.

                Quando a gente observa a gente aprende coisas novas e assim podemos compartilhar com nossos amigos, fizemos muitas tarefas sobre observar e isso pode nos ajudar no nosso dia a dia.

                Nós fizemos muitos grupos para observar crianças e para ajudá-las.

                Nós fizemos muitas brincadeiras com o 1° Ano e também gostei de observá-los.

                Ao observar temos que dar muita atenção com o que acontece na nossa frente e do nosso lado. Observar já me ajudou várias vezes e acho que ajudou outras pessoas a observar.

                Sabemos que nunca podemos culpar antes de observar.

                Observar é muito legal, por isso sempre devemos usar esse elemento no nosso dia a dia.

Beatriz Oliveira Adami
Emanuella Elisa Fernandes dos Santos
Lorena Di Sessa Alves
Maria Eduarda Oliveira Bizzi
Alunas do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”

Verificar

                No nosso percurso sobre “verificar”, lemos duas histórias de verificar, interpretamos os textos e aprendemos que depois de observar temos que verificar. Com ele aprendemos a observar melhor, a verificar, a classificar, a questionar, a definir, a aplicar e a generalizar.

                Para nós, as atividades do projeto “TIM Faz Ciência” foram muito interessantes, mas além de tudo o momento que a gente tem que trabalhar em grupo.

                Esse projeto nos ensinou muitas coisas; o que mais gostamos foi o de observar e verificar.

Julia Gabriele Marques Zaccarias
Laís Regina Almeida Viana
Pedro Henrique Araujo Lins
Pedro Victor Pereira
Alunos(a) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”

 

 


Generalizar

                Generalizar significa tornar geral, por em prática, fazer acontecer. Generalizar é divertido, mas não é possível generalizar tudo, quando alguém faz alguma coisa que não sabe utilizando o que já sabe e consegue resolver, isso é generalizar.

                Fazer alguma ideia, conhecimento, regra ou funcionamento valer para várias coisas, como estudar e trabalhar, isso é generalizar. Generalizar ajuda em muita coisa.

Murilo Vaz Santiago dos Santos
Iris dos Santos Juliano Grana
Giovane de Almeida Amaral
Alunos (as ) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”

 

Definir

 
                Aprendemos que “definir” é importante para encontrar um caminho e dele traçar metas para chegarmos a nossos objetivos. O importante deste projeto para nós está associado com uma série de fatores que nos faz pensar antes de agir, definir metas e segui-las com êxito, entender que somos seres pensantes e que necessitamos ter diferentes abordagens.

Nas aulas do projeto, junto com nossa professora, aprendemos e vivenciamos questões corriqueiras; foi muito legal e bem produtivo... Percebemos que DEFINIR é muito mais simples do que imaginamos.

 
Rodrigo Yudi Toi dos Santos
Guilherme Matos Fernandes Leite
João Pedro Barbosa Rodrigues
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”

 
Questionar

 
                Nas aulas sobre “questionar” descobrimos que questionar não é só perguntar, mas também é argumentar. Nós, nas aulas sobre questionar, perguntamos a nós mesmos como e quando questionar? E se questionarmos errado será que vai influenciar na resposta?

                Tudo isso que nós aprendemos é para termos um futuro próspero e ter uma profissão que desejamos. A parte “questionar” o livro nos fez propostas interessantes, como criar perguntas que você imaginava que o rei fez a si mesmo.

                Fizemos perguntas como: quem será que consegue fazer uma pergunta sem resposta? Será que acharei algum pretendente que seja inteligente para casar com minha filha e governar o reino sabiamente?

                As coisas que o item “questionar” nos ensina é sermos corajosos o suficiente para conseguirmos questionar corretamente.

 

Maria Eduarda Gonçalves de Oliveira
Enrico Cutri dos Santos Carrasco
Vítor Felipe de Paula
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”

 

Classificar

 
                O que é “classificar”: viemos contar um pouco para vocês...

                Nós estudamos sobre “classificar” e achamos que é legal, interessante e importante. Classificar é separar coisas diferentes das outras, mas também é colocar coisas parecidas juntas. Antes de classificar precisamos observar, pois nem tudo é o que parece.

                Para saber o que é bom ou ruim, classificar é muito importante. No momento em que fizemos essa parte, aprendemos o que significa. Como por exemplo, separar os brinquedos que têm rodas e os que não têm. São dois grupos que estão separados.

                Classificar é muito importante.

 
Kauê Carnevale Goularte Alves
Letícia da Silva Souza
Yasmin Brandão dos Santos
Pedro Paulo Souza Ponce
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”

 

Aplicar

 
                Aplicar é uma junção de coisas, primeiro você observa a palavra, depois classifica, define, questiona a palavra a si mesmo e aplica.

                Nós achamos que “aplicar” é necessário para aprender sempre mais, todos são muito importantes: observar, verificar, definir etc.

                Nós do grupo “aplicar”, sabemos que ele não é mais importante que observar, porque observar está em todo lugar.

                Aplicar também é muito importante, exemplo:

·         Vontade de passar de ano;

·         Vontade de fazer uma boa faculdade;

·         Vontade de ter um emprego;

·         Se você não aplicar, você não será nada na vida.

 


Luiz Gustavo Andrade Pena
Fernando Domingues Freitas
Higor Akiossi do Nascimento
Iara Cardoso dos Santos
Alunos (as) do 1° Ano do Ciclo II A – participantes do Projeto “Pequenos escritores”

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