sábado, 30 de abril de 2016

Projeto Coletivo 2016


Todos os anos nossa escola desenvolve um projeto coletivo envolvendo alunos, professores e funcionários no estudo de um tema em comum.

Em 2016 vamos trabalhar questões relacionadas à sustentabilidade e à mudança de atitudes que envolvem esse processo.


Convidamos vocês para fazerem parte desse projeto, dando sugestões e colaborando no desenvolvimento das atividades.


Apresentamos, a seguir, o projeto “Transformando atitudes, reciclando ações".

 Participe com a gente!!!

 

EMEB MÁRIO DE ANDRADE                     -           PROJETO COLETIVO 2016

TRANSFORMANDO ATITUDES, RECICLANDO AÇÕES
Tema: SUSTENTABILIDADE, DIVERSIDADE E SAÚDE NA ESCOLA

“A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo.” (Preâmbulo da Carta da Terra)

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e ela pode estar integrada às práticas cotidianas de uma escola.

 “O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.” (PCNs 2001)


Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância.

Os alunos (crianças e adolescentes) de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Logo, é importante que estes conheçam a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional.

Além de conhecimentos teóricos nesta área, a escola pode trabalhar com ações sustentáveis práticas, que criem hábitos e responsabilidades nos alunos para ações atuais e futuras.

Vale ressaltar, também, que a escola deve trabalhar para que a consciência sustentável formada nos alunos possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientes frequentados por esses estudantes.

Não podemos deixar de destacar a ação educadora dos professores nesse processo. É de fundamental importância que eles não atuem como meros transmissores de conteúdos sobre a sustentabilidade. Devem acreditar e praticar, motivar e se envolver nos projetos e ações para que os bons resultados sejam colhidos.

A educação está atrelada às atitudes sociais, por isso, ensinar as crianças desde essa época a serem sustentáveis é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais. Promover a sustentabilidade na escola é uma tarefa dos pais e educadores, que com atitudes simples cultivem essa consciência nos pequenos.

A sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais. Esses eixos estão na escola.

 A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza; já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.

Partindo do princípio de que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. De um modo mais amplo, a sustentabilidade ambiental pode ser vista como um meio de abrandar e até de consertar, mesmo que lentamente, os estragos provocados pelo desenvolvimento industrial. E uma das maneiras de reverter o quadro de devastação é através da educação ambiental, que se passada corretamente, vai além da conservação do meio ambiente, proporcionando melhorias na qualidade de vida de todos nós.

 Mas afinal de contas, o que é sustentabilidade?

 A sustentabilidade na escola pode ser definida como um conjunto de práticas e ensinamentos, que ocorrem dentro do ambiente escolar, voltados para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de ações sustentáveis na escola:

- Criação de sistemas de reciclagem do lixo;

- Desenvolvimento de projetos voltados para a reutilização de materiais recicláveis (enfeites, papel reciclável, utensílios domésticos etc.);

- Criação, no espaço escolar, de uma horta orgânica, mantida pelos próprios alunos. Os vegetais colhidos podem ser utilizados na elaboração de lanches e merendas para os alunos ou, até mesmo, doados para instituições sociais e famílias carentes;

- Desenvolvimento de programas voltados para o plantio de árvores nas escolas ou na comunidade;

- Ações voltadas para o uso racional (com economia) de água e energia elétrica, evitando ao máximo o desperdício;

- Colocação, num espaço da escola, de recipientes destinados ao descarte de pilhas e baterias usadas. Estas deverão ser entregues a empresas que fazem o descarte adequado;

- Projeção, para os alunos, de filmes e documentários que mostrem os impactos ambientais provocados por ações humanas. Esta ação destina-se à informação e tomada de consciência por parte dos alunos;

Há inúmeras definições sobre o que seria uma escola sustentável, mas é justamente neste tripé que reside uma explicação detalhada que as escolas aderentes ao programa deverão atentar. Primeiro, com o uso de um espaço físico que cuida e educa, no qual as construções tenham um maior conforto térmico e acústico, a energia e a água sejam usadas de forma eficiente. Em seguida, com uma gestão que encoraje relações de respeito à diversidade e que seja mais democrática e participativa. Por último, a adoção de um currículo que estimule a visão complexa da educação integral e sustentável, estimulando a responsabilidade e o engajamento individual e coletivo na transformação local e global.

Projetos em educação e sustentabilidade devem “trazer o mundo para a escola e inserir a escola no mundo”. De maneira geral, esses projetos devem (ou deveriam) ousar e ir além das propostas isoladas de ecoeficiência, que geralmente empobrecem e resumem a sustentabilidade ao seu componente ambiental.

Um ponto fundamental de toda essa caminhada é sempre colocar os estudantes como protagonistas desde a elaboração do diagnóstico até a avaliação das ações implantadas, permitindo que conheçam melhor sua escola e sua comunidade. O professor está ali para auxiliar a caminhada, funcionando como tutor e não como aquele que detém o conhecimento e sabe o que é certo ou errado. Esse deslocamento do professor de sua posição onipotente estabelece uma relação mais saudável, o que favorece muito o diálogo e a busca conjunta por soluções.

Por sinal, consideramos o desenvolvimento da capacidade de propor soluções criativas para problemas coletivos por meio do diálogo democrático um dos grandes resultados positivos dos projetos de educação e sustentabilidade.

A prática da verdadeira sustentabilidade na escola é capaz de formar cidadãos responsáveis, que valorizam mais o coletivo que o individual, e os prepara para construir uma sociedade mais sustentável, justa e democrática para todos.

Atitudes como combater o desperdício e consumir de forma consciente são bons caminhos para a preservação da natureza.

Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações.

 

Objetivos Gerais

·         Promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa da sustentabilidade do nosso planeta;

·         Implantar práticas sustentáveis na escola.

Objetivos Específicos

·         Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas;

·         Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula;

·         Ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação;

·         Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza;

·          Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente;

·         Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável;

·         Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos;

·         Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais;

·         Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais;

·         Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável;

·         Participar de ações sociais que resgatem valores humanos, como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética;

·         Envolver a comunidade escolar e família nesse processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente;

·         Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.);

·         Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.

 

Sugestão de temas atuais e que envolvem mudanças de atitudes

Consumo sustentável de água

Consumo sustentável de energia

Sustentabilidade e horta orgânica

Sustentabilidade e plantio de árvores

Sustentabilidade e reciclagem de resíduos

Sustentabilidade e biodiversidade – estudo das espécies e formas de organização na natureza

Extinção

Sustentabilidade e saúde – doenças e prevenção

Modificação de espaços sustentáveis

 

Sugestões de atividades

Confecção da logomarca do projeto com os alunos (concurso de desenhos);

Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula;

Construção do Alfabeto Ecológico;

Coleta seletiva do lixo (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem);

Montagem de painel;

Produção de texto;

Teatro;

Música;

Passeios Ecológicos;

Construção do minhocário e horta;

Construção de objetos recicláveis como bancos, sofás etc.;

Reformulação dos espaços escolares (pátio/jardim /entrada etc.).

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