quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

De volta ao Laboratório de Infomática

Dia 14 de fevereiro começaram as aulas no laboratório de informática. Como era de se esperar as crianças estavam ansiosas por voltar a este espaço, sem dúvida alguma, um dos preferidos da maior parte dos nossos alunos.
Todos os anos, desenvolvemos diversas atividades utilizando os recursos disponíveis no laboratório, mas a primeira aula sempre é diferente das outras. Este ano iniciamos algumas aulas com um vídeo chamado “A maior flor do mundo”. Este vídeo é baseado na única obra infantil de José Saramago, de mesmo nome.
“Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a ideia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...". É dessa fantasia que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.
Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho.”

O vídeo pode ser acessado no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U&feature=related
Vale a pena assistir!!!
Profª Camila
(Laboratório de Informática)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo