quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Indicações Culturais

Em 2011 tivemos a oportunidade de trabalhar com diversos filmes e livros. Aqui vão algumas dicas:


DVD's

Lixo Extraordinário
Profª Camila (Laboratório de Informática)

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a olhar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Clipes da Palavra Cantada
Profª Camila (Laboratório de Informática)

O núcleo desse DVD é a série de clipes que vem pontuando a programação da TV Cultura com estas canções da Palavra Cantada: "Criança não Trabalha", "Pindorama", "Rato", "Ora Bolas", "Eu" e "Fome Come". Contém ainda três gravações ao vivo, no show realizado em 2001 na Sala São Paulo: "Sopa", "A barata" e a inédita "Irmãozinho". E, para completar, as crianças poderão ainda assistir aos clipes da produtora Pinguim "Noé" e "A Borboleta e a Lagarta".



LIVROS

Se essa rua fosse minha
Profª Mariana (1ºB - Ciclo Inicial)

No momento da roda de leitura, foi lida para a turma do 1º ano B do Ciclo I, a história do livro “Se essa rua fosse minha”, do autor Eduardo Amos. Parodiando a cantiga, o autor imagina a rua ideal e aproveita para falar de amizades, brincadeiras, festas, cooperação entre amigos e até de poluição e da responsabilidade de cada um na realização de um sonho. No final do livro o autor sugere para o leitor “E se essa rua fosse sua?”

A turma adorou o livro! Em seguida, fizeram um texto e uma ilustração mostrando como seria essa rua. O resultado foi excelente! Veja a fala de alguns alunos:

“Não teria poluição, todos iriam reciclar, todos iriam ter educação...”

“Teria ruas limpinhas e uma bela praça com bancos limpinhos... e carros que não soltassem fumaça...”

“Teria várias latas de lixo bem coloridas e latas especiais para pilhas e baterias...”


Lohan e Os Mistérios da Magia
Profª Camila (Laboratório de Informática)

O aprendizado mal começou e Lohan obriga-se a enfrentar perigos que nem mesmo os mais experientes magos se atreveriam a subjugar. Como aprendiz de mago, Lohan descobrirá que para conseguir atingir seus objetivos terá que vencer o tempo, ganhar feridas, perder o fôlego, lutar para manter a sanidade e arriscar a vida, que é tudo que mais deseja devolver ao seu mestre. A busca pelo saber e pela superação está apenas começando neste primeiro volume da série. Conheça os magos, guerreiros, criaturas gigantes e outros seres deste mundo peculiar e selvagem, onde a força e a magia ditam as regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo