terça-feira, 22 de maio de 2012

Aprendendo sobre o jornal

        A Folha de São Paulo, o Diário do Grande ABC, ABCDMAIOR, Diário Regional, METRO ABC e Notícias do Município foram alguns dos jornais que a garotada do 2° ano C do Ciclo II, Prof. Valéria, pôde ver na Biblioteca em 09/05/2012. Foram mostradas os cadernos que compõem um jornal e a circulação dos jornais no Estado de São Paulo, Grande ABC e local.
  

          Como parte integrante do Diário do Grande ABC vale destacar o Diarinho, que circula aos domingos e traz diversas matérias para o público infantil. O suplemento D+ também é parte integrante do Diário do Grande ABC, voltado para o público pré-adolescente e adolescente.


           Já na Folha de São Paulo circula a Folhinha (tiragem de sábado) com matérias para o público infantil e, às segundas-feiras, o Folhateen, direcionado ao público adolescente.
   
            O Jornal Notícias do Município traz informações sobre as atividades que o governo municipal  desenvolve na cidade. O restante do jornal é desmembrado entre o Gabinete do Prefeito e as diversas secretarias e órgãos municipais (Administração, Finanças, Saúde, Planejamento Urbano, Serviços Urbanos, SBCPREV, Procuradoria Geral do Município, Transportes, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Autarquias  e Câmara de Vereadores) para a publicação de Decretos de Lei, Portarias e demais atos oficiais. 
           Outra forma de acesso às notícias é o e-clipping, que se constitui no processo de selecionar eletronicamente notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, fazendo uma coletânea delas. A BEI da EMEB Mario de Andrade tem usado o e-clipping para compartilhar notícias sobre educação e outras de interesse da escola com o grupo de educadores e demais bibliotecas escolares.


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade





Um comentário:

  1. vou falar sobre isto para minha tia ela lê jornal 24 horas eu fico loko

    ResponderExcluir

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo