quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Museu do Ipiranga


No dia 28 de setembro de 2012, as turmas do 2° Ano do Ciclo II A, B e C, das professoras Tatiana, Eva e Valéria e a turma do 1° Ano do Ciclo II A, da professora Simone, realizaram um passeio a um dos pontos mais importantes da História do Brasil: visitaram o Museu do Ipiranga, conhecido como Museu Paulista da USP.



O prédio do Museu do Ipiranga foi construído às margens do riacho do Ipiranga, onde D. Pedro I declarou a independência do país em 1822. A majestosa construção, em estilo neoclássico renascentista, está situada ao fundo do Parque da Independência, conferindo ao local um ar de palácio europeu.


Mais antigo museu de São Paulo, inaugurado em 1895, o museu expõe peças que contam a história da sociedade brasileira entre os séculos XIX e XX. São esculturas, quadros, louças, joias, móveis, armas, peças religiosas, automóveis, documentos e utensílios de bandeirantes e índios distribuídos pelo prédio.

Em frente, ficam os jardins, uma réplica em tamanho reduzido dos jardins do Palácio de Versalhes, obra do paisagista Arsênio Puttemans. Encontra-se também a Casa do Grito, o Monumento da Independência e a capela Imperial Leopoldina.

 
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a história e as obras do Museu do Ipiranga, além de fazer um passeio virtual por ele, é só clicar no link abaixo.


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade
 Fonte:
http://sp450anos.terra.com.br/interna/0,,OI236609-EI2551,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo