segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Diarinho e Folhinha


“Você é um banana?” Tema de capa da Folhinha desta semana, traz reportagem sobre a série “Diário de um Banana”, que já tem seis livros e estreou o terceiro filme; histórias de crianças com a sua turma foram contadas narrando como elas se comportam em seus grupos nas escolas.

                Chamar alguém de “banana” é um elogio ou será que está ofendendo a pessoa? Certamente é um apelido que pode estar insultando a pessoa e ela não gostar.

É adequado chamar a outra pessoa de gorda? Se a pessoa é gorda, se a pessoa é magra, se a pessoa é alta, ou se a pessoa é baixa, isto vai fazer diferença para a gente? Que problema pode dar? Cada pessoa é o que é: diferente de cada um, cada um é de um jeito, e as pessoas não gostam de receber apelidos dos colegas.

Ser chamado de Bob Esponja na classe, ou gordo, gago, medusa, são alguns exemplos ilustrados na Folhinha desta semana. Cada pessoa é de um jeito, cada um tem que cuidar de si e respeitar o outro de acordo com o que ele é. Se olharmos uns para os outros, podemos reparar que cada um é diferente, não somos iguais no rosto, no jeito, uns são mais agitados, outros mais calmos, outros mais rápidos, outros mais devagar.

“De olho na telinha”, reportagem da capa Diarinho, suplemento do Diário do Grande ABC desta semana traz uma reportagem sobre a novela Carrossel. Vamos ver o que a novela Carrossel tem de legal! Essa foi mais uma das leituras semanais realizada no dia 08 de novembro de 2012 que o Infantil V A, da professora Márcia, proporcionou para os alunos. Um quadro mostrando como os personagens agem na novela foi lido para a turma e perguntou-se quem assiste à novela Carrossel. 90% da turma assiste à novela, o que despertou o interesse da professora em também assisti-la.

Estas foram algumas das curiosidades sobre artigos infantis, publicados semanalmente no Diarinho e na Folhinha e que estão na Biblioteca disponíveis para toda a escola.

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade
 

2 comentários:

  1. Parabéns Profª Márcia!

    P.S: Mamãe do Henry

    ResponderExcluir
  2. Alunos do Infantil V A23 de novembro de 2012 às 10:44

    Achamos muito legal esta atividade porque não devemos ofender, porque cada pessoa tem seu jeito.

    ResponderExcluir

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo