quinta-feira, 2 de maio de 2013

AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS


No dia 15 de abril de 2013 a EMEB Mário de Andrade recebeu o caminhão multimídia da AES Eletropaulo.

Num misto de lazer e entretimento o caminhão Multimídia da AES Eletropaulo disponibiliza diversão e informação para todos.

Sendo um laboratório sobre rodas, as apresentações alertam os visitantes para questões como a constante necessidade de usar energia elétrica nos lares com eficiência e preservar o meio em que vivemos.

Por meio da interação dos participantes ao longo da apresentação, a história é contextualizada e desenvolvida com a ajuda de um monitor, que ao final levanta questões pertinentes aos temas abordados, como distribuição da energia, seu uso seguro e racional e perigos da Rede Elétrica.

Distribuição da energia: meios de captação de energia, como a energia eólica, energia térmica e de usinas hidroelétricas. Sua transmissão e distribuição até chegar a nossas casas.

Uso seguro e racional da energia: uso consciente da energia elétrica mostrando algumas situações do dia a dia, como a melhor forma de passar roupa, porta da geladeira aberta, desligar a televisão quando dormimos, substituir a luz acesa por luz natural, não deixar o chuveiro ligado por muito tempo, não demorar no banho e a famosa chapinha esquecida de ser desligada.

Perigos da Rede Elétrica: procurar o lugar ideal de empinar uma pipa ou papagaio, longe das fiações elétricas; a colocação de antenas perto da fiação elétrica da rua, sugerindo que as antenas sejam colocadas longe da fiação elétrica e manter distancia da rede elétrica ao usar vergalhões, barra de ferro, trilhos de cortinas e outros nas construções.

Contribuindo com a sustentabilidade, a AES Eletropaulo distribuiu no final das apresentações para todos os participantes uma revista com caça-palavras, dominox, cruzadinha, jogo dos erros e dicas inteligentes para economizar energia.

A EMEB Mário de Andrade, desde 2011 participante do projeto Escolas Sustentáveis, já põe em prática a utilização racional da energia elétrica, desligando durante o dia as luzes do pátio e aproveitando, assim, a luz natural do dia.

Se você gostou e gostaria de mais informações sobre o programa AES Eletropaulo nas Escolas, acesse o link:


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo