quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PROJETO SAPOLÂNDIA

     
         Nesse semestre estamos desenvolvendo em parceria com a turma do INFANTIL II do período da tarde o Projeto “SAPOLÂNDIA”. Desde que iniciamos o projeto, estamos aprendendo muito sobre os sapos, rãs e pererecas! 
         Temos feito pesquisas em livros, revistas e até mesmo na internet quando vamos ao Laboratório de Informática e na Biblioteca, que também é um espaço onde costumamos fazer pesquisas, muitas descobertas e onde nos divertimos muito assistindo vídeos como “As pererecas Sapecas”, ”O causo do sapo” da Turma da Mônica e “Os mais incríveis, coloridos e venenosos sapos” dentre outros e com isso nossa turma vem ampliando os saberes, não só sobre os sapos, rãs e pererecas, como também sobre pesquisas, leituras e brincadeiras como  “O pulo do sapo”, “Corrida dos sapinhos” e “Tanatose”. Não sabe o que é Tanatose? Então vamos explicar: Tanatose é uma estratégia defensiva que os anuros (sapos, rãs e pererecas) costumam utilizar para escapar dos predadores, ou seja, fingem-se de mortos e com isso não são devorados.   
         Em nossa sala temos dois aquários, um com girinos de rã touro e outro com girinos de sapos. As rãs touro foram doadas pelo Ranário Santa Clara e os girinos de sapinhos foram apanhados pelas Professoras Danielle e Rejane, no Parque Jaçatuba em Santo André em uma tarde de muita aventura! 
         Com a montagem dos aquários, aprendemos sobre cuidados necessários, alimentação e também a observar as novidades ocorridas nos aquários e muitas são as transformações que ocorrem com esses animais durante o período de desenvolvimento chamado de metamorfose!
         Nascem de ovinhos gelatinosos, passam para fase de girinos, em seguida ocorre a fase de imago, quando aparecem as patinhas da frente e logo as de trás e em seguida a cauda deles encolhe.  Ficam então iguais aos seus pais, porém ainda pequenos. São tão lindinhos que acabaram nos conquistando e estamos a cada dia mais maravilhados com eles.   
         E tudo isso conseguimos observar acontecendo bem de perto, em nossa sala de aula, e além das crianças de nossas turmas, adultos e crianças de outras turmas da escola passam diariamente para ver as transformações ocorridas no aquário e com isso também aprendem um pouquinho sobre sapos, rãs e pererecas.  
        Temos ainda duas mascotes, o sapinho Bocarrão e a rãzinha Kiki, que nos finais de semana visitam as famílias de nossos alunos. Participam da rotina familiar, passeiam, se divertem muito e ainda estimulam nossas crianças a socializarem com os pais, irmãos, primos, avós, tios e amigos, suas aprendizagens.

 

     


 
Professora Rejane
Infantil II “A” Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo