domingo, 28 de junho de 2015

Nossa Cidade Nosso Planeta


                   No dia 29 de maio os alunos do 4° ano B, da Professora Adriana Torres, assistiram uma apresentação na Biblioteca Escolar inserida no contexto do projeto da classe, “Reciclando Atitudes”.

                 Nossa cidade foi o tema apresentado e os alunos conheceram como é realizada a coleta seletiva. Existe um tempo de decomposição de alguns resíduos sólidos e a exposição destes materiais em terreno aberto leva a um outro problema que é água parada que  possibilita a criação dos mosquitos da dengue.

                A empresa que está à frente deste trabalho é a “SBC Valorização de Resíduos”, que tem trabalhado no desmembramento do lixo com a coleta seletiva nos bairros da cidade, colocando até caçambas de lixos recicláveis em prédios, facilitando a separação do lixo pela comunidade.  Os alunos também conheceram os equipamentos de proteção individual (EPI) que a equipe utiliza no seu dia a dia, como também a importância do descarte correto de perfuro cortantes.

                A reciclagem do óleo de cozinha foi abordada neste tema, mostrando que a cidade, em parceria com o Instituto Triângulo, tem a campanha do Papa Óleo. Nossa escola já pratica esta ação desde 2012 e os alunos conheceram a importância do descarte correto do óleo de cozinha, que pode contaminar os mananciais, além de entupir as caixas de gordura, contribuindo para a proliferação de vetores (ratos e baratas).

                O outro tema abordado foi o Projeto “Obras de Implantação do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidades de Recuperação de Energia SPAR – URE SBC”, no qual está em processo um “Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação de Energia” que gera energia a partir da queima de lixo e terá potencial para aumentar o percentual de material descartado pela população, que será reciclado e separado do material orgânico para a compostagem (Sistema de Valorização Orgânica).

                Após a apresentação os alunos montaram em Papertoy os caminhões, a equipe e os monstrinhos da “SBC Valorização de Resíduos”, que foram inseridos na maquete da cidade exposta na Mostra Cultural.



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo