Sob esta perspectiva,
toda semana duplas de alunos mais experientes na leitura escolhem na biblioteca
livros adequados à faixa etária, praticam a leitura e no dia planejado a
compartilham com a turma do infantil. Tornaram-se parceiros dos alunos mais
novos nesta experiência de ler e são modelos para estes alunos de leitores
competentes.
Esta
socialização de leitura trouxe, neste ano, um novo desafio para a turma do 1º
ano do ciclo II (4º ano): além da leitura da dupla para a turma, todos os
alunos exploram junto com os alunos do infantil o espaço e o acervo da
biblioteca escolar e em grupos que se formam espontaneamente os alunos
“maiores” realizam a leitura para os alunos “menores”, favorecendo a
integração, a amizade e o respeito entre eles.
O que temos observado
com esta experiência é que o interesse pela leitura e pelo acervo da biblioteca
tem sido maiores a cada dia, assim como a organização e o planejamento para
esta ação têm sido mais autônomas e independentes do professor. E os
“pequenos”? Ah, esses se deleitam com as histórias contadas pelas crianças!
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