terça-feira, 8 de novembro de 2016

Cuidando...


              A partir do tema proposto para toda a escola, pensamos nas especificidades das crianças que atendemos (2 e 4 anos), considerando os saberes e vivências que trazem. Assim, pensamos num projeto voltado a questões principalmente relacionadas ao conhecimento e ao cuidado, afinal, é preciso conhecer para preservar. Elencamos, então, três eixos que consideramos possíveis de serem trabalhados com crianças pequenas: animais, pessoas e água, abordando em cada um deles sua importância e necessidade de preservação. O cuidado, o respeito e a valorização podem ser ferramentas de grande valia quando pensamos em preservação do Meio Ambiente.

                  Em 30/08/2016 organizamos uma pequena mostra já vivenciada em nosso projeto na Biblioteca de nossa escola.

               No trabalho com animais abordamos com as crianças as diferenças entre animais domésticos e selvagens (com o objetivo de entender suas características, diferentes habitats e diferentes necessidades de cuidado), nos aproximamos de conceitos como extinção, desmatamento, caça predatória, poluição e tráfico de animais, e conhecemos uma série de animais que infelizmente estão em processo de extinção.

                 Cada turma, através de uma votação, elegeu um animal para ser estudado mais de perto. O infantil II A escolheu o “Tigre Siberiano” e o infantil III A o “Gorila da Montanha”.

              Assim, nos aprofundamos em nossas pesquisas com a parceria das famílias, providenciamos os mascotes da turma (que passam os finais de semana com as famílias) e construímos um pequeno livro sobre tudo o que aprendemos a respeito de nosso mascote.

                Em nossa mostra, compartilhamos algumas produções coletivas, materiais utilizados em rodas de conversa, vídeos assistidos e discutidos com as crianças, os livros individuais...

               Enfim ... Um pouco do muito que temos vivenciado com nossas crianças.

Mais fotos em:
https://goo.gl/photos/H78kp5rnVMTGBGF26

Professoras Denise e Danielle - Infantil II e III A

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo