segunda-feira, 18 de junho de 2012

Monitoria

          Olá! Hoje eu vou contar um pouco sobre o que nós fazemos na escola às terças, quartas e quintas. Eu e mais alguns alunos do 2º ano do ciclo II somos monitores. Você deve estar se perguntando: o que faz um monitor?
          Então, vou explicar: os monitores ajudam algumas turmas da escola durante suas aulas no laboratório de informática. Eu também aprendo muitas coisas novas lá, por exemplo: tem um programa de colorir que eu não sabia mexer direito, mas durante as aulas de outras turmas eu fui aprendendo um pouco mais sobre ele e conhecendo novos programas de computador.
          Nós gostamos muito do que  fazemos na escola com a professora Camila. É uma coisa que outros alunos também vão gostar quando estiverem no 2º ano do ciclo II!
          Fiquem ligados em nosso blog, curtam as novidades e fiquem por dentro de tudo o que acontece na EMEB Mário de Andrade!

    Dayane Yone - 2º ano B Ciclo II

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PASSEIO AO ENTORNO DO BAIRRO

                Nós, alunos do 1º ano do ciclo II, começamos um projeto sobre o bairro, para a Mostra Cultural, que será no dia 30 de Junho de 2012.
                Na primeira saída pelo bairro, nós nos separamos em três grupos de 5 crianças para conhecermos os tipos de comércio que fazem parte do bairro. Depois disso, fomos entrevistar o seu Oswaldo,  o chaveiro, e a Nátaly, a Corretora de Seguros.
                Vimos que o seu Oswaldo tem muitas histórias para contar. Nós fomos muito bem recebidos por ele e por sua esposa. Ele nos ensinou a fazer uma chave.
                Se você quer ver o final do nosso trabalho sobre o bairro, venha participar da nossa Mostra Cultural. Esperamos vocês!!!

(Elaboração de texto: 1º Ano do Ciclo II. Escriba: Professora Simone)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Para quem gosta de ler...

             No dia 31 de maio os alunos do 2º ano C - Ciclo II foram apresentados a um site chamado www.skoob.com.br.

            O Skoob foi construído ao som de "Good People", do cantor e compositor Jack Johnson, e pretende ser a resposta à pergunta feita na música: "Where'd all the good people go?" ("Para onde todas as pessoas boas foram?"). Portanto, o Skoob tem a intenção de representar o lugar para onde as pessoas boas foram e onde elas se encontram.
            No Skoob você diz o que está lendo, o que já leu e o que ainda vai ler, seus amigos fazem o mesmo e assim, todos compartilham suas opiniões e críticas. É também um lugar para fazer novos amigos, pois há muita gente que gosta dos mesmos livros que você e o papel do site é ajudá-lo a encontrar essas pessoas e saber quais são suas dicas para a sua próxima leitura.
Como usar:
              O primeiro passo é se cadastrar no Skoob, tornando-se um "skoober" e depois adicionar seus livros à sua estante. A partir daí as coisas começam a ficar mais divertidas, existem várias ferramentas no site para você interagir com outros skoobers.
              Experimente! É muito mais divertido usando-o!


Profª Camila - Laboratório de Informática


Fonte: http://www.skoob.com.br/inicio/quem_somos

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Comemorações do Mês do Meio Ambiente

           A Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo convida para as comemorações do Mês do Meio Ambiente 2012.
          O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente no dia 5 de Junho, desde então, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização, conservação e preservação ambiental.
          Em 2012 a ONU definiu para o dia do meio ambiente o tema: “Economia Verde: Ela te Inclui?”, que será abordado em várias ações realizadas em São Bernardo.
          Com o envolvimento de diversas secretarias na organização e execução das ações, a cidade ampliou as comemorações não só para a Semana do Meio Ambiente, mas para todo o mês de junho.
          Desde mostra de cinema até passeio ciclístico, as atividades são variadas e espalhadas pela cidade, com o objetivo de fazer com que toda população esteja envolvida e tenha ferramentas para refletir sobre suas expectativas para um futuro com qualidade de vida plena e sustentável.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Apreciando fotos antigas da escola



Dia 31/05 vimos muitas fotos legais do acervo da escola e nelas estavam retratados alguns eventos. Foi muito interessante ver os alunos que estudavam aqui anos atrás e também ver suas roupas, a decoração do palco, a organização para as festas, o traje de roupas juninas. Junto às fotos encontramos também um poema escrito por Mario de Andrade. Vejam só o poema:












EU SOU UMA PESSOA DIFÍCIL


Mario de Andrade



Eu sou uma pessoa difícil,

Porém culpa de quem é?

Todo difícil é fácil

Basta a gente saber.



Basta olhar para dentro,

Examinar quem somos,

O que queremos

E começar a viver.


 











Profª. Marcia – Infantil V


MÊS DE JUNHO - OFICINAS CULTURAIS

Cursos e Palestras - Workshop: Marketing Cultural
De 14 de julho a 28 de julho de 2012, sábados das 9h às 13h.

O objetivo deste workshop é apresentar de maneira dinâmica aos participantes, qual a maneira mais eficaz e positiva de utilizar as ferramentas do marketing cultural, através de exposição de conceitos, troca de ideias, reflexões e atividades práticas a serem aplicadas em seus projetos culturais das mais diversas áreas da arte e do entretenimento.
Temas abordados: Conceitos de Marketing Cultural, Marketing para Cultura, A utilização do Marketing Cultural pelas empresas e Como se apropriar da ferramenta Marketing Cultural.
Andréia Pacheco é formada em Engenharia Comunitária e Responsabilidade Social (USP) e Publicidade e Propaganda (Universidade de Mogi das Cruzes). É especialista em Gestão Cultural e Organização de Eventos (USP) e Gestão Empresarial e Administração de Negócios (Universidade São Marcos). Atua no desenvolvimento e aplicação de ferramentas gerenciais para elaboração, formatação, produção e gestão de
projetos culturais.
Ministra treinamentos e palestras na área de marketing cultural, leis de incentivo e comportamento organizacional.

Local: Centro Cultural Antônia Marçon Bonício
Av. João Firmino, 900 – Bairro Assunção

GRÁTIS


Inscrições:
De 25 de junho a 11 de julho, de segundas às sextas-feiras, das 8h às 17h. No próprio local ou por telefone: 4109-6262.
30 vagas limitadas.
Classificação etária: 18 anos.


Materiais necessários: caderno, prancheta, caneta, lápis e borracha. Será emitido certificado de participação aos alunos que tiverem 100% de freqüência.

Mais informações: www.saobernardo.sp.gov.br/cultura

MÊS DE JUNHO - DANÇA

ABCDança 2012
O Projeto ABCDança tem como objetivo realizar um encontro de dança, tendo como sede Diadema e alcançando mais sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá e São Paulo. Em sua oitava edição, a iniciativa promoverá ações artísticas e educativas, como palestras, fóruns, debates, exibição de vídeos, oficinas e espetáculos. A comunidade artística da dança na região do ABCD e São Paulo poderá estabelecer, em um só evento, intercâmbios que possibilitem, além da troca de experiências e fomentação de plateias, a formulação de novas ações referentes à difusão e à reflexão acerca desta linguagem. O ABCDança é uma realização da Associação Projeto Brasileiro de Dança - APBD - e Companhia de Danças de Diadema, contempladas pelo ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de SP. São parceiras as Prefeituras dos Municípios de Diadema e de São Bernardo do Campo, mais as cidades de Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo, por onde o evento irá circular. Grátis. Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – ProAC 2011.

Oficina Corpo Sensível
A atividade busca proporcionar experimentos físicos com base em determinados direcionamentos relacionados com a criação do espetáculo Cálamo, de forma a contribuir na descoberta e autonomia – pelos executores – de sua própria linguagem de movimentos. Objetiva também instigar as percepções sensoriais, a fim de construir um corpo criativo. Com integrantes da iN SAiO Cia. de Arte. Público alvo: bailarinos e atores. Recomendação etária: 14 anos. Vagas: 30. Inscrições: de 1 a 15 de junho pelo e-mail abcdanca@apbd.org.br (assunto: “Oficina Corpo Sensível”, informando nome, idade e telefone) ou pelo telefone 7858 5549. Centro Livre de Artes Cênicas. Praça Cônego Lázaro Equini, 240, Baeta Neves. Tel.: 4125 0582. Dia 16 (sábado), das 14h às 16h.

Fórum Corpos Diversos, Corpos Poéticos.
A atividade abre espaço para a discussão sobre a diversidade corporal como matriz fundamental para gerar rupturas e linhas de fuga nos fenômenos processuais criativos, abordando autores que discutem o corpo na contemporaneidade. Com Luis Ferron, do Coletivo MR. Público alvo: artistas em geral. Recomendação etária: 14 anos. Vagas: 30. Inscrições: de 1 a 15 de junho pelo email abcdanca@apbd.org.br (assunto: “Fórum Corpos Diversos, Corpos Poéticos”, informando nome, idade e telefone) ou pelo telefone 7858 5549. Centro Livre de Artes Cênicas. Praça Cônego Lázaro Equini, 240, Baeta Neves. Tel.: 4125 0582. Dia 16 (sábado), das 16h30 às 18h30.

Espetáculo Cálamo
Cálamo busca explorar, pela poética da dança, a pele como espaço e meio que pode explicitar modos de vida, ser suporte para criação visual e conter expressividades humanas. Limite passível de perfurações, atravessamentos e vertigens, camadas que trilham por entre os poros. As diferentes grafias, o corpo escrevendo. A extensão da própria pele é a pele do outro. Com iN SAiO Cia. de Arte. Direção geral, concepção e coreografia: Claudia Palma. Recomendação etária: 14 anos. Duração: 50 minutos. Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368 3483. Dia 16 (sábado) 20h

Espetáculo Realirtual
O que acontece quando coreografamos vários de nós mesmos? Realirtual é uma ficção multimídia que une planos, paisagens e tempos diferentes para dançar e tocar juntos. Direção, concepção e atuação: Laíz Latenek. Trilha sonora e atuação musical: Luciano Sallun. Recomendação etária: livre. Duração: 20 minutos. Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368 3483. Dia 17 (domingo) 19h

Espetáculo Interlúdio
Interlúdio é protagonizado por quatro personagens que, ao se depararem com o público, buscam uma amplificação de suas próprias características. O universo clown, associado à dança contemporânea, funde-se com outras técnicas na construção de um humor debochado, sarcástico e dinâmico. Com J. Gar.Cia. de Dança. Elenco: Natália Mendonça, Martina Sarantopoulos, Natasha Vergílio, Lima Gómez ou Amanda Raimundo, Cristiano Bacelar ou Edson Fernandes. Direção e Coreografia: Jorge Garcia. Recomendação etária: livre. Duração: 30 minutos. Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368 3483. Dia 17 (domingo) 19h30
 

MÊS DE JUNHO - MÚSICA

MÚSICA NO PARQUE SALVADOR ARENA
Programação permanente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Cultura, que elegeu o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena como espaço privilegiado para a música na cidade. Recomendação etária: livre. Grátis. Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Av. Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246. Dia 17 (domingo) a partir das 15h30

D’ ABC Deejays
Projeto criado em 2009 por artistas da cidade em que diversos dj’s e mc’s animam uma festa, traz ao público uma pesquisa musical elaborada, com fortes raízes no hip-hop, mas influenciados por diversos ritmos. Presenças de DJ Lord, DJ Jamal, DJ Marques, Mano P e convidados.


Mc Marechal e ProjetoNave
Original do coletivo carioca “Quinto Andar”, Marechal é considerado por muitos o Mc mais talentoso da história do rap nacional, destacando-se pelas letras irreverentes e realistas, sempre defendendo que a produção independente é o único caminho. Neste show, apresenta canções próprias acompanhado do grupo ProjetoNave, uma banda genuína que alinha música contemporânea com a preocupação artística, apresentando assim uma mistura de rock, jazz, hip-hop, dub, funk, MPB e música eletrônica.

Emicida
Começou em 2006 nos torneios de freestyle (rima de improviso) e em pouco tempo tornou-se um dos melhores rimadores do país. Desde 2008, entre singles e mixtapes, já possui 07 trabalhos gravados. A partir de 2010 sua carreira decolou e participou dos maiores programas televisivos, colecionando shows pelo país e exterior como Rock in Rio, SWU e Coachella (EUA). É com certeza a maior revelação do rap nacional; seu estilo “underground” traz inteligência e inovação, sem deixar de lado a militância característica da cultura de rua. Neste show irá apresentar os grandes sucessos da carreira.
 
Yzalú – DVD ao Vivo
A cantora, natural de São Bernardo do Campo, realiza o show de gravação de seu DVD Yzalú ao vivo. Nesse show, Yzalú apresenta seu estilo nova MPB, Música Periférica Brasileira, que mistura composições próprias com releituras de clássicos do rap nacional, mas apresentados com voz e violão, uma formação bem clássica da MPB tradicional. Recomendação etária: livre. Duração: 90 minutos. Grátis (Retirar ingressos na bilheteria do Teatro uma hora antes do espetáculo). Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, n° 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368-3483. Dia 20 (quarta) 20h   
 
TOCA VIOLA
Projeto da Secretaria de Cultura, que busca aproximar o público de São Bernardo do Campo do multifacetado universo da cultura popular. O Toca Viola traz o melhor da música caipira de raiz da região. Recomendação etária: livre. Grátis. Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, n° 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.
Neste mês, show oficial do lançamento do primeiro cd da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo, formada a partir das oficinas culturais da Secretaria de Cultura. Composta por 40 integrantes de todas as idades e ambos os sexos, a Orquestra resgata e preserva a música caipira raiz, sob o comando do regente Leandro de Abreu. Presença também da dupla da cidade Pedro Paulo e Dito Costa. Dia 23 (sábado) 17h
 
 

MÊS DE JUNHO - INFANTIL

CONTOS & ENCANTOS

Contação de Histórias realizadas pelos funcionários das Bibliotecas. História: Menina Bonita do laço de fita
Autora: Ana Maria Machado
História sobre um coelhinho que seria saber como ele poderia ter uma filha tão bonita como aquela menina de fitas coloridas no cabelo, mas ele descobre que a gente se parece mesmo é com os pais, os avós, os tios...
Biblioteca Pública Municipal Guimarãres Rosa. Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351-5422. Dias 6, 13, 20 e 27 (quarta) 9h e 14h

História: Armandinho, o juiz
Autor: Ruth Rocha
Uma turma de amigos adora futebol , mas vive insatisfeito com o juiz, Armandinho, achando que ele atrapalha o jogo. Porém , quando resolvem jogar sem juiz , o caos toma conta da partida. Como será que essa turma resolve a situação?.
Biblioteca Pública Manuel Bandeira. Rua Bauru, 21, Baeta Neves. Tel.: 4336-8305. Dia 14 (quinta) 9h30 e 14h30 e Dia 28 ( quinta) 9h30 e 14h30


História: O Grito do Rio Tietê Autor: Amir Piedade
O Rio Tietê nasce pequeno e limpo. Ao passar pelas cidades, recebe o lixo das indústrias, o esgoto residencial e fica poluído, quase sem vida. Será possível salvá-lo? O que fazer?
Biblioteca Pública Municipal Malba Tahan. Rua Helena Jacquey , 208, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1010. Dia 21 (quinta) 10h30 e Dia 28 (quinta) 14h30

MÊS DE JUNHO - CULTURA

AÇÃO ENTRE LIVROS
Encontro com especialistas em diversas linguagens, para discutir temas variados, sempre relacionados com a produção literária e o acervo da Biblioteca.

Oficina de Quadrinhos e Ilustrações, “Caminhos do Traço”, com os cartunistas Gilmar, Custódio e Fernandes.
A oficina tem como objetivo fornecer conceitos e informações sobre as principais atividades gráficas relacionadas ao desenho e a ilustração, proporcionando o desenvolvimento de talentos e habilidades aos interessados.
Os participantes poderão apreciar uma Exposição de Quadrinhos e Cartuns instalada no local. Gilmar Barbosa é cartunista, tem seus desenhos publicados em jornais, revistas e livros. É autor de cinco coletâneas de tiras. Seu livro mais recente “Ocre” - Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas, recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro e em 2006, conquistou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog.
Luiz Carlos Fernandes, começou a publicar seus trabalhos aos 20 anos , em 1979. Em 2001 participou pela primeira vez de Salões de Humor. Desde então coleciona 40 prêmios pelo Brasil e exterior (Portugual, Romênia, Itália), em categorias como charge, escultura, cartum e caricatura. Ilustrou vários livros, entre eles a Coleção do Castelo Rá Tim Bum (Cia das Letrinhas), vencedor do HQ Mix de 1997 como melhor livro infantil ilustrado.
Em 2008 foi jurado do International Nasreddin Hodja Cartoon Contest em Istambul na Turquia. Em 2010 venceu o HQ Mix de melhor caricaturista do Brasil.
Custódio, cartunista, chargista, quadrinhista e animador. Publicou seus trabalhos em 50 jornais (pela Agência Estado) e tem dois livros autorais. Teve seus trabalhos premiados em diversos salões de humor e atualmente um desenho animado de sua autoria, é exibido na TV Câmara.
Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Cultura – Programa de Ação Cultural – ProAC 2010.
Inscrições: pelos telefones 4336-8267 ou 8211 e e-mail gibitecasbcampo@gmail.com Período de inscrição: a partir do dia 1 de junho de 2012, das 8h às 17 horas.
Faixa etária: a partir de 12 anos
Gibiteca Muncipal Eugênio Colonnese. Rua Tasman, 301, Jardim do Mar. Dias 20 (quarta) e 21(quinta) das 14h30 às 17h
 

MÊS DE JUNHO - EXPOSIÇÕES

ITÁLIA UNIDA PELA SÁTIRA
A exposição reúne cartoons, caricaturas e outras imagens humorísticas de artistas italianos e de outros países que celebram os 150 anos da unificação da Itália, comemorados em 2011. Para que o aniversário não fosse lembrado apenas por eventos oficiais e fosse refletido em seu significado histórico, a Federação das Associações Sardas na Itália realizou um concurso motivando um olhar humorístico sobre o evento. Concorreram cerca de 1200 obras; as que foram selecionadas foram publicadas no livro “Fratelli D’Itália” e estão sendo expostas em diversos países. A exposição em São Bernardo do Campo é uma realização da Associação Bell’Itália Língua e Cultura e da Prefeitura Municipal. Centro Cultural Antônia Marçon Bonício Av. João Firmino, 900 – Bairro Assunção. Tel. 4109-6262. Abertura: Dia 10 (quinta), 19h. Visitação: até 30 de junho. -
 
Exposição Fotográfica
Este trabalho é fruto da conclusão do curso de História dos alunos da Faculdade São Bernardo (FASB), idealizado por Ediomar Soares Brandão da Rocha e Joelma Lima de Paula. As fotos mostram um pouco da história de Petrópolis/RJ e sua ligação com o Brasil Imperial. Serão expostas também fotos do Palácio do Catete, atual Museu da República e antiga sede do Poder Republicano entre 1896 e 1960. Destaque para as fotos do quarto em que Getúlio Vargas suicidou-se, “saiu da vida e entrou para a história”. Grátis. Câmara de Cultura Antonino Assunção. Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Tel.: 4125 0054. Visitação: De 01 a 30 de junho (segunda à sexta, das 08h às 18h; sábados, das 08h às 17h).

Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cultura_agenda&area=cultura&genero=exposições

MÊS DE JUNHO - TEATRO

Cadêle meu Bolo de Roda?
Cadêle, expressão caiçara, cadê + ele. Bolo de roda, prato típico da sua culinária. Baseado em uma pesquisa sobre os caiçaras do Vale do Ribeira, o espetáculo mostra Juju, da beira do mar, e Pardal, da cidade grande. Por obra do destino, ambos são colocados lado a lado em uma rodoviária, quando descobrem que as passagens para suas cidades foram adiadas. No final do espetáculo, haverá uma “roda de histórias” com o público. Com Cia. Os 2 Palhaços. Elenco e Direção: Paulo Brassachio e Julie Abe Faria. Recomendação etária: livre. Duração: 65 minutos. Grátis. Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Cultura – Programa de Ação Cultural – ProAC 2011. Teatro Elis Regina. Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351 3479. Dia 23 (sábado) 20h e Dia 24 (domingo) 19h  
 

MÊS DE JUNHO - CINEMA

Cineclube Biblioteca Malba Tahan
Rua Helena Jacquey, 208. Tel.: 4368-1010

A marvada carne
Direção: André Klotzel
Brasil (1985) 77 min.
Comédia sobre um caipira que tinha duas aspirações: casar-se e experimentar carne de boi. Para realizar os dois desejos, ele sai pelo mundo até encontrar-se com Nhô Totó, um homem que tinha uma filha ansiosa por um casamento e um boi reservado para a respectiva festa. Elenco: Adilson Barros, Fernanda Torres, Dionísio Azevedo, Geny Prado e Regina Casé. Recomendação etária: Livre. Dia 14 (quinta) e 15 (sexta) 15h

Encontros e desencontros de amor 3
Direção: vários
Brasil (de 1998 a 2010) 83 min.
Coletânea de curtas-metragens que tratam o conceito de “amor líquido”, nome pelo qual o sociólogo polonês Zygmunt Bauman define os relacionamentos feitos de laços frágeis que geram insegurança e podem ser dissolvidos a qualquer momento. Ao todo são seis filmes e uma animação realizados por jovens cineastas que trazem diferentes enfoques e grande frescor, ao tratar os percalços do amor nos tempos modernos. Recomendação etária: 12 anos. Dia 21 (quinta) 15h e 22 (sexta)15h

Amar... e Amores
Direção: vários
Brasil (de 1997 a 1998) 118 min.
Nesta exibição são apresentados dois curtas: Amores, de Domingos de Oliveira e Amar..., de Carlos Gregório. O primeiro é uma crônica dos costumes amorosos e conflitos familiares da classe média urbana brasileira dos anos 90 e as mudanças comportamentais do período que criam um desejo de família em um meio que tende fragilizá-la. Já o segundo é uma comédia sobre os desencontros provocados por amores não correspondidos. Recomendação etária: 14 anos. Dia 28 (quinta) 15h e 29 (sexta) 15h -
 Cineclube Biblioteca Machado de Assis
Avenida Araguaia, 284, Riacho Grande. Tel.: 4354-9809

O grilo feliz e os insetos gigantes
Direção: Walbercy Ribas
Brasil (2009) 86 min.
Filme de animação em que o Grilo Feliz planejava gravar um CD, mas tanto ele quanto uma banda de rap formada por sapos têm seus planos frustrados pela vilã Trambika, que pirateia as músicas. Para enfrentar este problema, os sapos e os insetos se unem em uma aventura inesperada.
Recomendação etária: livre. Dia 8 (sexta) 14h

A lenda dos guardiões
Direção: Zack Snyder
EUA (2010) 90 min.
Animação em que dois filhotes de coruja irmãos são capturados por um grupo de corujas rivais. Nesta hora, os irmãos esquecem as rivalidades e juntos põem em prática todo o conhecimento das histórias heroicas contadas pelo pai e realizam uma fuga audaciosa, para depois ajudarem a derrotar os inimigos de seu povo.

Recomendação etária: Livre. Dia 22 (sexta) 14h -
 

Comer Dinheiro?
Atualmente, na maior parte do planeta, é generalizado o conhecimento (mesmo que mínimo) do impacto de nossas ações no meio-ambiente. Todos têm uma opinião sobre o assunto. Nossas atitudes, porém, junto ao consumismo e o sentimento de que vamos superar os problemas ambientais embaçam e/ou embotam mudanças necessárias. Nesta mostra, filmes de diferentes gêneros abordam o tema. Grátis. Cineclube Photogramas –Auditório João Domingues Tavares. Rua Bauru, 21, Baeta Neves. Tel.: 4336 8235.

O Monstro da Lagoa Negra (Creature from the Black Lagoon, EUA, 1954, 79 minutos, P/B). No Rio Amazonas, uma expedição científica é surpreendida e atacada por criatura meio homem meio peixe. O monstro é capturado, mas se apaixona pela assistente do cientista e a sequestra. O grupo de cientistas inicia uma caçada para salvar a jovem e banir a criatura para as profundezas do lago. Direção: Jack Arnold. Com Richard Carlson, Julia Adams. Recomendação etária: livre. Dia 8 (sexta) 20h

A Síndrome da China (The China Syndrome, EUA, 1979, 122 minutos). Durante a gravação de uma matéria numa usina nuclear, uma repórter e seu cinegrafista presenciam um incidente, mas a usina pressiona a rede para não publicar nada. Com a ajuda de um engenheiro, eles descobrem que se tratou de um fato gravíssimo: uma fissão que poderia penetrar a terra e "chegar à China". Direção: James Bridges. Com Jane Fonda, Michael Douglas, Jack Lemmon. Recomendação etária: livre. Dia 15 (sexta) 20h

Wall-e (Wall-e, EUA, 2008, 98 minutos). Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera, a Humanidade
deixou o planeta, e robôs foram colocados para limpá-lo. Wall-E é o último desses robôs. Sua vida consiste em compactar o lixo existente e colecionar objetos curiosos, até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo robô: Eva. Direção: Andrew Stanton. Recomendação etária: livre. Dia 22 (sexta) 20h

A Estrada (The Road, EUA, 2009, 112 minutos). O mundo foi destruído há mais de dez anos e como resultado não há energia, vegetação ou comida. Milhões de pessoas morreram devido aos incêndios, inundações ou queimadas que se seguiram ao cataclisma. Um pai e seu filho sobreviventes seguem viagem pela estrada, sempre rumo ao oeste. Direção: John Hillcoat. Com Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Robert Duvall. Recomendação etária: 16 anos. Dia 29 (sexta) 20h -
Cineclube Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Jurubatuba, 1.415, Centro. Tel.: 4330-2888

Mostra “O faroeste no cinema”

Onde começa o inferno (Rio bravo)
Direção: Howard Hawks
EUA (1956) 140 min.
Clássico e enxuto, este faroeste mostra o confronto entre um exército de pistoleiros que pretende libertar um frio assassino da cadeia, contra o xerife, auxiliado por um bêbado e um aleijado. Elenco: John Wayne, Walter Brennan, Ward Bond, Dean Martin e Ricky Nelson. Recomendação etária: 14 anos. Dia 14 (quinta) 18h


Rastros de ódio
Direção: John Ford
EUA (1956) 119 min.
Um dos mais clássicos westerns já feitos, este filme conta a história de um homem em busca de vingança contra os índios que exterminaram sua família, ao mesmo tempo em que tenta resgatar com vida a sua sobrinha sequestrada por eles. Elenco: John Wayne, Vera Miles, Natalie Wood, John Qualen e Henry Brandon.
Recomendação etária: 14 anos. Dia 21 (quinta) 18h

Os imperdoáveis
Direção: Clint Eastwood
EUA (1992) 131 min.
Um pistoleiro aposentado volta à ativa em busca do prêmio de U$ 1.000,00 oferecido a quem matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Nesta empreitada, ele conta com o apoio de outros dois homens e terá de se defrontar com um inglês que concorre com ele pela recompensa e um xerife que quer evitar tumulto na cidade. Elenco: Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris.
Recomendação etária: 14 anos. Dia 28 (quinta) 18h

Fonte:http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cultura_agenda&area=cultura&genero=cinema

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo