terça-feira, 28 de maio de 2013

Orientação Nutricional


Gislene, Alessandra e Maristela, alunas do 5° semestre de Nutrição da Faculdade Anhanguera, apresentaram um teatro de fantoches na EMEB Mário de Andrade no dia 24 de maio de 2013 para os alunos da Educação Infantil, período da manhã.

A peça é baseada em uma visão de alimentação saudável e na importância do consumo de frutas e verduras. Para tanto, foi realizado um projeto de apresentação voltado para o público infantil, utilizando fantoches a fim de demonstrar o objetivo de uma boa alimentação.

No final da peça foi oferecida para os alunos uma vitamina de abacate, fruto colhido do abacateiro da escola.
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Teatro de Bonecos GCM em O Caçador e a Jaguatirica


Xuruminho, munícipe de São Bernardo, indisciplinado, que polui a represa; Onça Jaguatirica, que busca saciar sua sede às margens da represa Billings; Caçador Josenildo, sem noção de preservação do meio ambiente; Robinho, criança do bairro onde mora Josenildo; GCM Flora da Guarda Ambiental e Agente Externo representado pela Supervisora Correia fazem parte do Teatro de Bonecos da guarda Civil Municipal que, de forma lúdica e didática, aborda o tema voltado ao meio ambiente. A peça foi apresentada na EMEB Mário de Andrade no dia 21 de maio de 2013 para todos os alunos.

Karen, Thayla, Diogo e Leonardo, alunos do 1° Ano do Ciclo II - B estiveram na apresentação do teatro e acharam a peça legal, engraçada, animada, interessante e educativa. Eles entenderam que a mensagem transmitida sobre o tema é a preservação da fauna silvestre e a importância da sustentabilidade que o personagem mostrou através de uma ação errada que era praticada e que, no final, é prejudicial ao meio ambiente. Os alunos interagiram com os personagens e aprenderam a mensagem que a peça transmitiu: preservar a natureza é fundamental.


Para mais informações sugerimos consultar o link abaixo:


e-mail: teatro.gcm@saobernardo.sp.gov.br ou pelo telefone 4126-3930.

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

segunda-feira, 13 de maio de 2013

“A festa no céu”




Trabalhamos neste semestre uma atividade sequenciada de português – “A festa no céu”.
Como produto final, fizemos um encerramento das atividades com uma peça teatral, na qual  as crianças representaram as personagens da história, caracterizando-se  com  máscaras confeccionadas por eles.

Durante as atividades notei que as crianças estavam entusiasmadas com o conteúdo que estava sendo trabalhado, por exemplo: 
- Os desenhos;
- As leituras da mesma história escrita por diferentes autores;
- Textos coletivos;
- A confecção das máscaras;
- Os ensaios.

O mais notório foi a ansiedade mostrada pelas crianças ao dividirmos os papéis que iriam ser representados na peça.
Foi muito divertido fazer essa atividade com eles!

Prof.ª. Glaucia – 1º Ano A – Ciclo Inicial

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia das Mães


  
           A ideia de comemorar o Dia das Mães nasceu nos Estados Unidos por iniciativa de Ana Jarvis, professora da Escola Bíblica Dominical da Igreja Metodista de Grafton, na Filadélfia. Em 10 de maio de 1914 o presidente americano da época assinou decreto-lei considerando o segundo domingo de maio o “Dia das Mães”.
Em 12 de maio de 1918, pela primeira vez, o Dia das Mães foi comemorado no Brasil, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, por promoção do seu Secretário Executivo, Rev. Frank M. Long, pastor metodista.
O Chefe do Governo, Dr. Getúlio Vargas, então Presidente da República, atendendo a um apelo da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, assinou o Decreto nº 21.366, de 05 de maio de 1932, considerando também o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães.
Pesquisando sobre o tema na legislação do município de São Bernardo do Campo, encontra-se a Lei Municipal nº 491, de 08 de setembro de 1956, que instituiu, pelo então prefeito Aldino Pinotti, a comemoração do Dia das Mães, também no segundo domingo de maio, em nosso município.  
Para mais informações e curiosidades sugerimos os links abaixo para consulta.
Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

terça-feira, 7 de maio de 2013

A Linda Rosa Juvenil


             A entrada coletiva do dia 24/04/2013 teve a participação dos alunos do 2°ano A - Ciclo Inicial, da Profª. Érika, apresentando uma peça teatral do conto “A Linda Rosa Juvenil”, oriunda da curiosa e antiga versão cantada da história da Bela Adormecida.

No 1° Trimestre desse ano a classe trabalhou parlendas e escolheu esta para ser apresentada como encerramento do trimestre.

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Chapeuzinho Vermelho, um conto ...


No dia 22 de Abril de 2013, a estagiária de pedagogia Eli, que assiste as aulas do período da tarde na EMEB Mário de Andrade, foi convidada para participar de uma representação da peça teatral do conto “Chapeuzinho Vermelho”, usando teatro de fantoche.

No final da apresentação, as crianças foram informadas que a Chapeuzinho Vermelho estava na escola; surpreendentemente ela apareceu e todos ficaram entusiasmados e fizeram um monte de perguntas: “Chapeuzinho Vermelho, o Lobo morreu mesmo? E a vovó? Saiu da barriga e estava bem? Que doces você levava na cesta?”

 Houve, também, uma conversa sobre a moral da história, que menciona a  importância da obediência das crianças para com os adultos. “Todos obedecem as suas mães? Sim! E as professoras? Também!”

Após as crianças cantaram a música “Pela estrada a fora” e houve o momento de fotografia das turmas com a Chapeuzinho Vermelho. Todos ficaram encantados com a presença dela na escola!


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A formiguinha e a neve


Os alunos do 3° Ano C/ Ciclo I, da professora Vania Zen, no dia 18 de Abril de 2013 apresentaram uma peça teatral sobre a fábula “A formiguinha e a neve”.

Com o intuito de desenvolver com os alunos uma forma lúdica de contação de histórias por meio da representação teatral, a professora tem a proposta de apresentar uma peça teatral por mês durante este ano.

“A formiguinha e a neve” é uma fábula da tradição popular, escrita sob a forma de "lengalenga"- palavras que são repetidas em um encadeamento aparentemente sem-fim. Tem origem na Península Ibérica e na Ilha da Madeira, encontrando-se também entre os índios tehuanos. O conhecido compositor popular Braguinha recria essa história que tem grande apelo para a criança pequena.

O livro “A formiguinha e a neve”, recontado por João de Barro e Ilustrado por Rogério Borges, recebeu o Prêmio Jabuti - Categoria Ilustração infantil ou juvenil - em 1996.

Fonte : Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

quinta-feira, 2 de maio de 2013

AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS


No dia 15 de abril de 2013 a EMEB Mário de Andrade recebeu o caminhão multimídia da AES Eletropaulo.

Num misto de lazer e entretimento o caminhão Multimídia da AES Eletropaulo disponibiliza diversão e informação para todos.

Sendo um laboratório sobre rodas, as apresentações alertam os visitantes para questões como a constante necessidade de usar energia elétrica nos lares com eficiência e preservar o meio em que vivemos.

Por meio da interação dos participantes ao longo da apresentação, a história é contextualizada e desenvolvida com a ajuda de um monitor, que ao final levanta questões pertinentes aos temas abordados, como distribuição da energia, seu uso seguro e racional e perigos da Rede Elétrica.

Distribuição da energia: meios de captação de energia, como a energia eólica, energia térmica e de usinas hidroelétricas. Sua transmissão e distribuição até chegar a nossas casas.

Uso seguro e racional da energia: uso consciente da energia elétrica mostrando algumas situações do dia a dia, como a melhor forma de passar roupa, porta da geladeira aberta, desligar a televisão quando dormimos, substituir a luz acesa por luz natural, não deixar o chuveiro ligado por muito tempo, não demorar no banho e a famosa chapinha esquecida de ser desligada.

Perigos da Rede Elétrica: procurar o lugar ideal de empinar uma pipa ou papagaio, longe das fiações elétricas; a colocação de antenas perto da fiação elétrica da rua, sugerindo que as antenas sejam colocadas longe da fiação elétrica e manter distancia da rede elétrica ao usar vergalhões, barra de ferro, trilhos de cortinas e outros nas construções.

Contribuindo com a sustentabilidade, a AES Eletropaulo distribuiu no final das apresentações para todos os participantes uma revista com caça-palavras, dominox, cruzadinha, jogo dos erros e dicas inteligentes para economizar energia.

A EMEB Mário de Andrade, desde 2011 participante do projeto Escolas Sustentáveis, já põe em prática a utilização racional da energia elétrica, desligando durante o dia as luzes do pátio e aproveitando, assim, a luz natural do dia.

Se você gostou e gostaria de mais informações sobre o programa AES Eletropaulo nas Escolas, acesse o link:


Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo