quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

De volta ao Laboratório de Infomática

Dia 14 de fevereiro começaram as aulas no laboratório de informática. Como era de se esperar as crianças estavam ansiosas por voltar a este espaço, sem dúvida alguma, um dos preferidos da maior parte dos nossos alunos.
Todos os anos, desenvolvemos diversas atividades utilizando os recursos disponíveis no laboratório, mas a primeira aula sempre é diferente das outras. Este ano iniciamos algumas aulas com um vídeo chamado “A maior flor do mundo”. Este vídeo é baseado na única obra infantil de José Saramago, de mesmo nome.
“Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a ideia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...". É dessa fantasia que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.
Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho.”

O vídeo pode ser acessado no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U&feature=related
Vale a pena assistir!!!
Profª Camila
(Laboratório de Informática)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

2012- Volta às Aulas!

Momento de anseios e expectativas por parte dos profissionais, pais e alunos. Tempo de renovar e estar aberto à novas experiências em prol da educação de boa qualidade. 
A confiança e colaboração por parte da família é fundamental. A escola tem o papel de educar formalmente, mas não deixa de ser um espaço prazeroso e alegre. Por isso, a parceria com a família se faz necessária, por entender que a escola complementa a educação.

Segundo Ivan Capelatto em "Diálogo sobre a afetividade":

[...] Os pais e educadores precisam resgatar a ideia de felicidade. Ver que acabou o fim de semana, mas o filho está feliz em ir para a escola na segunda-feira e não desesperado porque vai ter de estudar.
Assim é a ideia de que a escola é um lugar que está autorizado pelos pais a complementar o prazer, a felicidade, a vida do filho. Um pai pode não socializar um filho, a escola pode. Um pai não pode ensinar geografia para o filho, mas a escola pode. Então, a escola é uma extensão da família, lugar também de prazer afetivo, onde a criança ou o adolescente encontrará pessoas preocupadas em colaborar com os pais na sua formação de um indivíduo saudável."

Portanto, que esse ano que se inicia seja um momento de crescimento, parceria e motivação para todos os envolvidos e que o resultado seja a aprendizagem efetivas de nossos educandos.


"A arte mais importante do professor é a de despertar a alegria pelo trabalho e pelo conhecimento". 
Albert Einstein

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mostra Cultural

Dezembro de 2011
 
No dia 3 de dezembro foi realizada mais uma atividade com a comunidade: a Mostra Cultural 2011. Nesse dia os alunos prepararam uma série de trabalhos e atividades que ficaram expostos na escola para que todas as famílias pudessem apreciar parte do que foi feito durante o ano letivo. Algumas turmas também fizeram apresentações teatrais a partir de temas ou histórias lidas e trabalhadas durante o ano.
A Mostra Cultural é um momento muito importante de integração da escola com a comunidade no sentido de divulgar todo o trabalho pedagógico que diariamente é desenvolvido pelas professoras. Os projetos, os conteúdos curriculares, os estudos de meio, os temas e curiosidades que surgem no dia a dia escolar são concretizados por meio de trabalhos artísticos, maquetes, vídeos, textos, murais, cartazes, painéis e tantas outras formas de expressão que demonstram um pouco do muito que cada aluno descobre, explora, investiga, pesquisa e aprende junto de seus colegas e professoras.
Roberto
(Agente de Biblioteca)
 
Robótica Educacional
Em 2011 mais uma vez o laboratório de informática contribuiu com os trabalhos expostos na Mostra Cultural. Nossos alunos tiveram a oportunidade de desenvolver diferentes atividades utilizando recursos diversos. Produziram livrinhos dos mais variados temas, apresentações multimídia, jogos, ilustrações, reescritas, fotonovela, trabalharam também com edição de imagem, além de realizarem pesquisas que serviram como base para estruturar os temas estudados.
No trabalho com robótica, os alunos dos 2ºs anos do Ciclo II assistiram o documentário “Lixo Extraordinário”. Depois de refletir e debater, o grupo propôs a produção de uma maquete que representa “A cidade que queremos”. Nela utilizamos os blocos de encaixe para representar algumas das máquinas necessárias para a implantação de um sistema de Coleta Seletiva eficiente. Além dessa maquete os alunos deixaram evidente em seus discursos a importância de cada setor envolvido neste processo: munícipes, prefeitura e indústria. Todas as produções puderam ser apreciadas pela comunidade no dia da Mostra Cultural.
 
Profª Camila
(Laboratório de Informática)


Turmas do Infantil - Manhã


Na Mostra Cultural, foram expostos trabalhos relativos aos contos infantis João e Maria, João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Branca de Neve e Rapunzel. A partir deles, contados de diversas formas, utilizando-se fantoches, áudio e vídeo, os alunos ilustraram na folha de atividade o que mais se aproximou do conto para eles, usando recorte, colagem e pintura. Fizemos também um livro ilustrado com estas histórias. A atividade sequenciada “Cuidar” teve como proposta o trabalho com a importância do cuidado com o outro, a interação do grupo, o respeito pelos colegas e os funcionários da escola. Uma “boneca de pano” que recebeu o nome de “Gabriela”, escolhido carinhosamente pelas crianças, acompanhou o grupo durante as atividades da rotina e às sextas-feiras era levada por uma criança para participar da rotina da família no final de semana. (Profª Priscilla - Infantil II)

 
Tema com o livro o “Sapo Bocarrão”. Nós trabalhamos no livro individualmente com as crianças várias técnicas, vários interesses e antes de fazermos o livro, a história do “Sapo Bocarrão” foi contada e recontada e a partir daí, resolvemos montar o livro. O livro tem varias técnicas, como pintura, recorte e colagem, texturas, o que permite que as crianças percebam o liso, o áspero, enfim, usamos várias tintas, recortes de diversos papéis, o que o deixou bastante diversificado. (Profª Denise - Infantil III)
Exposição de um projeto relacionado ao artista Ivan Cruz que retrata brincadeiras infantis; então decidimos expor o bilboquê feito com material reciclado e uma reprodução de uma obra dele em tela. Outro projeto exposto foi sobre Os Contos de Fadas, quando foi exibido um DVD com as crianças narrando, contando as histórias, além da exposição de alguns personagens. (Profª Rosileine - Infantil IV)


Trabalhos realizados ao longo do ano desenvolvidos na área de artes visando desenvolver a intuição artística, apreciação visual e ampliar o repertório de figuras dos alunos. Nesta proposta foi feita uma sequência de atividades com desenhos de memória, de observação e registro de observação. Proposta de apuração da qualidade estética que os alunos entenderam direitinho, cumprindo o objetivo de forma adequada. (Profª Márcia - Infantil V)

Turmas do Infantil - Tarde
 
Na Mostra Cultural apresentamos o projeto dos “Bichinhos do Jardim” que é um projeto que surgiu de uma necessidade da turma à medida que algumas lagartas começaram a entrar dentro da nossa sala e nós desenvolvemos um trabalho bem legal, fizemos pesquisas em vários livros, livros que tratavam de vidas no jardim , da vida dos insetos, dos bichinhos que habitam no jardim, alguns livros de história também . Fizemos o nosso terrário, o jardim na frente da escola para compartilhar com todo mundo tudo que a gente viveu no projeto. (Profª Danielle - Infantil II)
 
Trabalhos baseados nas obras de Tarsila do Amaral: A Cuca, O Abaporu e o Ovo, utilizando argila, pintura em tela e desenho do autorretrato da Tarsila. (Profª Ana Maria - Infantil IV)
O trabalho “Contos, Poesia e Arte” foi desenvolvido pelo infantil V que teve como objetivo proporcionar momentos de prazer através da leitura e da arte, onde puderam ampliar o vocabulário e o repertório. A autora escolhida para a leitura foi a Cecília Meireles, conheceram a sua vida e obra e ilustraram suas poesias; o pintor foi o Ivan Cruz, fazendo a reeleitura de um de seus quadros. (Profª Sueli - Infantil IV)

Turmas do Fundamental
 
Durante o ano as turmas do 1° Inicial A,B e C trabalharam sobre os animais mamíferos , focando também os animais do Romero Britto; então, na Mostra Cultural fizemos a exposição dos trabalhos dos animais mamíferos feitos pelas crianças e algumas releituras do Romero Britto. O 1° Ano Inicial A durante todo o projeto realizou o produto final que foi um jogo de percurso sobre animais mamíferos, elaborando as regras e concluindo com um jogo de percurso humano que foi jogado pelos pais no dia da mostra. (1º anos Ciclo Inicial - Profªs Waléria, Mariana e Vania)

Durante o ano os alunos conheceram alguns contos e fizeram a reescrita de três deles: “Os Três Cabritinhos” , “A bela sopa” e o “O Rei que queria alcançar a lua”. Leram bastante, reescreveram os contos, foram no Laboratório de Informática e digitaram os contos. Depois confeccionaram os livrões expostos na Mostra Cultural e também apresentaram a dramatização de cada um deles. (Profª Eliana - 2º A - Ciclo I)
Na Mostra Cultural, o 2ºA trabalhou com projetos de assuntos que se destacaram em sala de aula. São eles: Projeto Tamar, Projeto Memórias e Projeto Brincando e Aprendendo com a Turma da Mônica, que teve como objetivo a elaboração de um gibi da própria turma. (Profª Simone - 2ºA - Ciclo Inicial)




 
O 2ºB demonstrou o que trabalhamos durante o ano. Sobre a reciclagem do pet fizeram bastante coisas com a família que estavam vendo durante o trimestre para a Mostra Cultural. Também sobre o Projeto da Sustentabilidade construíram cartazes sobre o tema “um planeta sustentável”. E também sobre o Romero Brito expuseram uma galeria de arte que eles mesmos desenvolveram baseado nas obras desse artista. (Profª Raimunda - 2ºB - Ciclo Inicial)
Os 1°s anos do Ciclo II desde agosto trabalharam com fábulas, Projeto do Ler e Escrever e as crianças, ao longo destes meses elaboraram vários trabalhos que foram expostos na Mostra Cultural. Houve uma apresentação teatral do1° Ano A do Ciclo II. Além disso, trabalhamos com o Vick Muniz, que possui obras feitas com alguns materiais bem diversos, como sucata, geleia e chocolate. Produzimos alguns trabalhos utilizando técnicas dele, como chocolate com papel vegetal e uma outra com a Prof.ª Camila no Laboratório de Informática. (Prof. Mônica —1°B - Ciclo II)
Na Mostra Cultural de 2011 foi apresentado pelos 2°s anos do ciclo II as Regiões Brasileiras . Essas turmas trabalharam o tema desde agosto e vieram falando sobre a cultura, a população, as comidas típicas de Estados e Capitais. Apresentaram as maquetes referentes à pororoca, palafitas, sertão, elevador Lacerda e as diferenças entre a ponte aérea Rio—São Paulo, caracterizando cada região brasileira. (Profª Tatiana - 2ºA - Ciclo II)
   
O 2º ano C enfatizou mais a alimentação das regiões do Brasil e seus diferentes tipos de pratos regionais. Expusemos pratos do norte, nordeste, sudoeste, centro oeste e sul, sendo que em alguns estados existe a influência do negro e do índio, como a mandioca, o milho e o arroz. (Profª Maria do Carmo - 2°C - Ciclo II)

Escolas Sustentáveis

Novembro de 2011




É um programa de educação ambiental dirigido a escolas públicas e particulares e que tem como objetivo o fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. O programa atua em duas frentes: Estímulo a mudança de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar; e Promoção da melhoria dos indicadores de sustentabilidade da escola como consumo de água, consumo de energia, minimização de resíduos sólidos, ambiente escolar e biodiversidade.
O “Escolas Sustentáveis” é o mais novo projeto apoiado pelo Instituto Rhodia, por meio da Lei Rouanet. A iniciativa, realizada em parceria com a empresa Evoluir, Educação e Sustentabilidade e secretarias municipais de Educação, visa difundir na rede pública de ensino temas e projetos relacionados à sustentabilidade.
Com o convite aberto à Biblioteca Interativa Mário de Andrade, pudemos participar deste Programa durante este ano trazendo uma visão inovadora de sustentabilidade para a Escola, onde os alunos foram os mais beneficiados decorrente de um conceito novo de olhar o nosso meio ambiente.
Esta visão é multiplicadora, pois o tema foi debatido durante este período com os alunos, onde eles descobriram as diferenças entre consumo consciente, através de vídeos, livros, investigação de ambientes, atividades em sala, jogos, desenhos, entrevistas, vivência cultural e paródia.
Atividades pedagógicas desenvolvidas no projeto
O projeto “Escolas Sustentáveis” foi desenvolvido a partir do diagnóstico da escola feito pelos próprios alunos que percorreram todo o espaço escolar para verificar questões relativas ao consumo de água e luz.
Posteriormente, diversas atividades foram desenvolvidas durante as aulas: desenhos, leituras, jogos e filmes abordando o tema. Além disso, uma das atividades pedagógicas que a escola desenvolve mensalmente chamada Vivência Cultural, mencionou o tema sobre sustentabilidade no mês de outubro. A Vivência Cultural consiste na organização de atividades práticas nas áreas de matemática, língua portuguesa, artes, educação física, ciências, história e geografia. Nesse dia, os alunos escolhem as áreas que mais apreciam e percorrem as diversas salas de aula para participar das atividades.
Outras atividades surgiram e produziram trabalhos muito interessantes: paródias de músicas, entrevistas e distribuição de cartazes pela escola lembrando a importância de apagar as luzes ao deixar um ambiente e o quanto podemos economizar água ao utilizarmos o banheiro ou realizar atividades domésticas.
Os alunos conheceram os diversos ambientes da escola e as suas particularidades de consumo de energia e de água. Vimos duas classes sem alunos e foi mostrado que uma das classes estava com as luzes apagadas. As torneiras que os alunos usam são de temporizador, evitando o desperdício. Também foi mostrada a iluminação natural que o pátio recebe.
Diagnóstico da Escola
Todo o Diagnóstico respondido pelos alunos foi feito em um formulário desenvolvido na Internet. Não houve qualquer impressão de papel nesta etapa, contribuindo com o meio ambiente.
Vivência Cultural

Foram desenvolvidas atividades por áreas diversificadas em que integraram todas as turmas do Fundamental. Algumas das atividades foram Jogo da Trilha da Sustentabilidade, Quizz, Caça-Pistas, Blocos de Encaixe e Jogo do Percurso.

Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Indicações Culturais

Em 2011 tivemos a oportunidade de trabalhar com diversos filmes e livros. Aqui vão algumas dicas:


DVD's

Lixo Extraordinário
Profª Camila (Laboratório de Informática)

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a olhar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Clipes da Palavra Cantada
Profª Camila (Laboratório de Informática)

O núcleo desse DVD é a série de clipes que vem pontuando a programação da TV Cultura com estas canções da Palavra Cantada: "Criança não Trabalha", "Pindorama", "Rato", "Ora Bolas", "Eu" e "Fome Come". Contém ainda três gravações ao vivo, no show realizado em 2001 na Sala São Paulo: "Sopa", "A barata" e a inédita "Irmãozinho". E, para completar, as crianças poderão ainda assistir aos clipes da produtora Pinguim "Noé" e "A Borboleta e a Lagarta".



LIVROS

Se essa rua fosse minha
Profª Mariana (1ºB - Ciclo Inicial)

No momento da roda de leitura, foi lida para a turma do 1º ano B do Ciclo I, a história do livro “Se essa rua fosse minha”, do autor Eduardo Amos. Parodiando a cantiga, o autor imagina a rua ideal e aproveita para falar de amizades, brincadeiras, festas, cooperação entre amigos e até de poluição e da responsabilidade de cada um na realização de um sonho. No final do livro o autor sugere para o leitor “E se essa rua fosse sua?”

A turma adorou o livro! Em seguida, fizeram um texto e uma ilustração mostrando como seria essa rua. O resultado foi excelente! Veja a fala de alguns alunos:

“Não teria poluição, todos iriam reciclar, todos iriam ter educação...”

“Teria ruas limpinhas e uma bela praça com bancos limpinhos... e carros que não soltassem fumaça...”

“Teria várias latas de lixo bem coloridas e latas especiais para pilhas e baterias...”


Lohan e Os Mistérios da Magia
Profª Camila (Laboratório de Informática)

O aprendizado mal começou e Lohan obriga-se a enfrentar perigos que nem mesmo os mais experientes magos se atreveriam a subjugar. Como aprendiz de mago, Lohan descobrirá que para conseguir atingir seus objetivos terá que vencer o tempo, ganhar feridas, perder o fôlego, lutar para manter a sanidade e arriscar a vida, que é tudo que mais deseja devolver ao seu mestre. A busca pelo saber e pela superação está apenas começando neste primeiro volume da série. Conheça os magos, guerreiros, criaturas gigantes e outros seres deste mundo peculiar e selvagem, onde a força e a magia ditam as regras.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Semana da Criança

Outubro de 2011
 
Esta costuma ser uma semana muito especial para nossos alunos, pois todos os anos preparamos atividades diferentes. Em 2011 esta programação envolveu: Teatro, piquenique, contação de histórias, Dia da roupa e penteado diferente (Infantil), Show de Talentos (fundamental) e Filme com pipoca.
Dia 12 de Outubro é Dia das Crianças!!!
Você sabia que em alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil? Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Existe também o dia universal da criança que é comemorado em muitos países em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Roberto
(Agente de Biblioteca)

A música através das décadas

Julho de 2011


Em 2011 deu-se início ao projeto “Rádio Mandrade”. As pesquisas e gravações dos programas foram realizadas por alunos dos 2ºs anos do Ciclo II que puderam recordar, ou mesmo conhecer, músicas e cantores que fizeram parte de momentos marcantes de nossa história. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer movimentos como a Bossa Nova, a Jovem Guarda, o Tropicalismo e o Rock brasileiro e de apreciar diferentes estilos musicais, bem como ampliar o seu repertório musical.

Considerando-se que cabe à escola viabilizar ações que possibilitem à comunidade escolar a apropriação das concepções de ensino e o conhecimento de como ocorre o desenvolvimento do trabalho pedagógico, as professoras decidiram por trabalhar com o tema, desenvolvendo atividades com seus alunos.


Desta forma, em julho tivemos mais um evento aberto à comunidade, intitulado “A música através das décadas”, o evento contou com a participação de todas as turmas da escola que apresentaram números de dança, seguindo ritmos e estilos de cada década, desde os anos 50 até os dias de hoje.


 
Roberto
(Agente de Biblioteca)

"Projeto Aguáh" - O espírito das águas

Junho de 2011
Em junho os alunos dos 2º anos - Ciclo II da EMEB Mário de Andrade, visitaram o Parque do Estoril, às margens da represa Billings, e participaram do Teatro-Aventura, projeto Aguáh - O espírito das águas.


Na aventura eles tornaram-se atores, onde o principal objetivo da encenação era salvar a água. Para isso, enfrentaram muitos desafios, como canoagem, trilhas, canibais, entre outras coisas. No final conseguiram alcançar o objetivo, conheceram o laboratório do Dr. Presérvus Águs e salvamos a água.


Aprenderam que a água é essencial para as nossas vidas e que, trabalhando juntos, podemos salvar o planeta.


Viva o Planeta Água!


Texto coletivo
(Profª Luciana - 2ºB - Ciclo II / 2011)

Sábado Literário

Abril de 2011


Em abril de 2011 toda a comunidade escolar pôde participar de um dia diferente, as professoras realizaram contações de histórias divertidíssimas e das mais variadas formas.
Os livros não são apenas histórias, vão além: a criança pode entrar em um mundo diferente, abrindo novos horizontes de visão que se formam por meio da leitura. Permite a interação de pais e filhos no momento da leitura quando há uma proximidade maior entre eles.


Esta aproximação acontece em livros como: “Avós” que mostra como vemos os idosos, qual a importância deles na família; O Livro “O Homem que amava caixas” mostra como os pais, mesmo tendo sua paixão pelas caixas e seu filho, não sabe demonstrar seu amor por ele. Será que nós pais sabemos como aproveitar momentos de interação com nossos filhos? O momento de leitura é uma oportunidade.
No livro “A Margarida Friorenta” existem muitos tipos de frio, e o pior talvez seja aquele que nasce da falta de carinho. Seria esse o que a pequena margarida sentia? Nossos filhos têm o amor que a margarida recebeu? Será que nestas histórias também temos uma referência? Através destas leituras podemos mudar nossas atitudes e as das crianças. As apresentações confirmaram a enorme contribuição que a leitura traz, influenciando na reflexão e mudança de atitudes.



Roberto João Julião Junior
Agente de Biblioteca e Arquivo
Biblioteca Escolar Interativa Mário de Andrade

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo