quinta-feira, 30 de junho de 2016

Livro das Práticas Sustentáveis - Minha Escola Cuida da Água


                 Fruto das práticas abordando o tema “água”, os projetos apresentados no Seminário de Práticas Sustentáveis - Minha Escola Cuida da Água, realizado em 2015, tornou-se um livro que conta os projetos desenvolvidos nas escolas municipais de São Bernardo do Campo.

                Aqui na EMEB Mário de Andrade a água foi tema do projeto “Água até quando?.... A gentileza como mudança de comportamento”, do 2º ano A do ciclo II de 2015 da professora Rita Bonesso em parcerias com outros profissionais da EMEB. Os alunos estudaram e pesquisaram muitas reportagens abordando o difícil período de estiagem que sofremos em 2015 e como deveriam cuidar da água e da natureza para preservar esse bem precioso.

                Neste ano de 2016, o tema água faz parte do projeto “Água, bem finito... até quando?”  realizado pelos 1ºs anos do ciclo II, das professoras Rita Bonesso e Márcia Julião. O tema permanece, mas as abordagens se diversificam, o que permite aos alunos diferentes aprendizagens sobre o assunto. Neste ano o foco é a água da nossa cidade, a represa Billings e o que fazemos para a sua preservação.
Fonte:

http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/cW1KBqbUerQD/content/livro-retrata-praticas-sustentaveis-adotadas-por-alunos-de-sbc/maximized?_101_INSTANCE_cW1KBqbUerQD_redirect=%2Fhome




Prof.ª Rita Bonesso
1° Ano A do Ciclo II

quarta-feira, 29 de junho de 2016

PROERD 2016


                  No dia 20 de Junho de 2016 tivemos a formatura dos alunos que frequentaram o PROERD em 2016 na nossa escola.

                PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Foi criado em 1983 na cidade de Los Angeles, USA, e hoje está em mais de 50 países. No Brasil é aplicado pela Polícia Militar e consiste em estudar 10 lições de diferentes temas como: responsabilidade, comunicação, bullying, pressão dos colegas, etc.

                O Policial Militar Gounella lecionou para as turmas do 5° Ano A e B desde meados de março e ao completarem as lições propostas os alunos produziram um texto que reflete a sua aprendizagem neste período. Segue abaixo recortes de alguns deles:

“O ensinamento do PROERD trouxe esclarecimento e dicas do que não posso fazer. Fico e ficarei atento para não entrar neste barco furado.” Enrico (5° Ano A)

“Aprendi também sobre o cigarro, bebida alcoólica e muitas outras coisas. O PROERD foi bem útil para mim.” Kauan (5° Ano B)

 “Para tomar uma decisão é preciso usar os 4 modos  que aprendi no PROERD, ou seja: definir, analisar, atuar e avaliar.” Fernando (5° Ano A)

“Este programa ensina um monte de coisas que nós desconhecíamos, como por exemplo: tensão e comunicação confiante.” Lorena (5° Ano A)

“Pretendo levar as coisas que aprendi para a vida toda, vou relatar a um adulto se eu vir o bullying acontecendo, dizer não às drogas, cigarros e às bebidas alcoólicas, que são as coisas que mais causam morte.” Carolina (5° Ano B)

                Temos certeza que com a parceria da família e da escola no combate às Drogas e à Violência podemos construir um mundo mais justo e saudável para todos nós. 
 


Joseleine de Campos Gomes
Professora respondendo pela Coordenação Pedagógica

terça-feira, 28 de junho de 2016

Mostra Cultural com apresentações dos alunos sobre Projeto Coletivo 2016


TRANSFORMANDO ATITUDES, RECICLANDO AÇÕES

 

                Aconteceu em 18 de Junho de 2016 das 9 às 14hs, nosso evento “Mostra Cultural”, sobre a sustentabilidade, com apresentações para famílias e convidados, de todas as turmas da educação Infantil e ensino Fundamental.

                Neste ano o foco das apresentações teve como tema a sustentabilidade sob o enfoque não apenas do meio ambiente, mas também a sustentabilidade nas relações sociais e a sustentabilidade no consumo e economia. As apresentações fazem parte de uma das etapas do projeto de cada turma que deve continuar com suas ações e pesquisas na escola até o final do ano.

                A APM teve uma participação ativa no planejamento e execução do cenário sustentável que compôs o ambiente do palco para as apresentações. Agradecemos a parceria e o envolvimento da APM.

                Não podemos deixar de agradecer aos nossos professores e funcionários pelo empenho e dedicação, desde a escolha das músicas e textos apresentados, passando pelos constantes momentos de planejamento e experiências com seus alunos para que tudo saísse na mais perfeita ordem, tornando nosso evento não apenas esteticamente belo, mas principalmente com aprendizagem significativa para cada aluno. E aos nossos alunos, só temos a dizer uma palavra: ARRASARAM !!!

 


Joseleine de Campos Gomes
Professora respondendo pela Coordenação Pedagógica

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Calendário Julho 2016

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR A VISUALIZAÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR A VISUALIZAÇÃO

sexta-feira, 24 de junho de 2016

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Alberto – Do sonho ao voo


           
                      Para contemplar a capacitação de ciências do PNAIC, a prof.ª Elenice, 1° ano inicial do Ciclo I B, observando as dificuldades de alguns alunos no sentido de se sentirem incapazes de realizar algumas atividades, propôs a leitura do livro: “Alberto – Do sonho ao voo”, de José Roberto Luchetti, editora Scipione, no qual os alunos observaram que precisamos vencer nossas dificuldades e que todos temos condições de aprender, basta querer, assim como fez Alberto Santos Dummont, que após treze tentativas conseguiu realizar seu sonho, “voar”.

                Foi um trabalho interdisciplinar entre Português, Ciências e Matemática. Em Português, rodas de conversa sobre o texto lido. Em Ciências, pesquisas no net sobre meios de transporte. Em Matemática, comparações entre a capacidade de carregar pessoas no início do invento, uma ou duas, e assim aumentando sucessivamente com as novas tecnologias, chegando até hoje, com aviões de pequeno, médio e grande porte.

                Foi realizada também pintura no azulejo e desenho dirigido.

                Parabéns ao 1° Ano inicial do Ciclo I B pelo empenho e contribuição de todos os alunos.

Fonte:
“Alberto – Do sonho ao voo”
Autor: José Roberto Luchetti
Editora Scipione

 


Prof.ª Elenice
1° Ano inicial do Ciclo I B

quarta-feira, 15 de junho de 2016

terça-feira, 14 de junho de 2016

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Convite Mostra Cultural 2016


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR A VISUALIZAÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR A VISUALIZAÇÃO

sexta-feira, 10 de junho de 2016

“Dono da terra?”


Viviam em perfeita harmonia

Da natureza tudo aproveitavam,

Não necessitavam de riqueza

Assim nossos índios, aqui moravam.

 

Não almejavam ouro ou prata,

Simplesmente viviam em paz,

Com sabedoria exploravam a mata

E na natureza tudo encontrar.

 

Assim o português encontrou,

Uma terra já povoada,

Mas queria dela tirar proveito

Porém, necessário também dominá-la.

 

O índio foi então escravizado,

Eliminado e censurado,

Pois hoje, nem ele próprio sabe

Que credo ou reza segue.

 

Resta, a nós brancos, pedir desculpas,

E respeitar quem ainda sobrou,

Dar dignidade e uma terra

A quem era dono e com nada ficou.

 

 


Prof.ª Rita Bonesso
1° Ano A do Ciclo II

quinta-feira, 9 de junho de 2016

4.ERA UMA VEZ... NA COZINHA!


      E hoje foi dia de “Joãozinho e Maria”, recontado por Ruth Rocha. Um clássico das histórias infantis! Mas vocês devem estar pensando que nossa experiência culinária foi com doces e guloseimas? Se enganaram... Vocês se lembram dos pedacinhos de pão de que o Joãozinho espalhou pelo caminho para não se perder? Pois então... Assim como ele, picamos o pão em muitos pedacinhos, mas não deixamos os passarinhos comerem e fizemos um delicioso Pudim de pão!

O cheirinho se espalhou por toda a escola! Foi um sucesso!

Quer sentir esse cheirinho na sua casa também? Segue a receita...

 

 

PUDIM DE PÃO

 

INGREDIENTES:

 

·         5 PÃES AMANHECIDOS E PICADOS

·         3 COPOS DE LEITE

·         2 COPOS DE AÇÚCAR

·         1 COLHER (CAFÉ )DE ESSÊNCIA DE BAUNILHA

·         1 VIDRO DE LEITE DE COCO

·         3 OVOS

·         1 COLHER (SOPA) DE MANTEIGA

·         PITADINHAS DE CANELA, CRAVO EM PÓ E NOZ MOSCADA

 

MODO DE FAZER:

 

            ARRUME OS PÃES PICADOS NUMA FORMA DE MANEIRA QUE CUBRAM TODO O FUNDO.

BATA TODOS OS INGREDIENTE NO LIQUIDIFICADOR E DESPEJE POR CIMA DOS PÃES PICADOS. DEIXE DE MOLHO POR CERCA DE 1 HORA. DEPOIS, LEVE AO FORNO (+/_ 180º) POR APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUE DOURADO.


 

Daniella Lander
Professora Infantil III A

quarta-feira, 8 de junho de 2016

3.ERA UMA VEZ... NA COZINHA!


     Estamos nos tornando verdadeiros chefs!!!

A cada história uma nova receita, um novo cheirinho e um gostinho mais que especial... Essa semana foi dia de conhecer a “Galinha Ruiva”, recontada por Elza Fiúza. Vocês acreditam que ela não encontrou ninguém que pudesse lhe ajudar? Fez tudo sozinha e no final... Tchan tchan tchan tchaaaan: um delicioso Bolo de milho para compensar todo o trabalho.

Em nossa turma aconteceu diferente da história, todos ajudaram, participaram e juntos nos deliciamos com um bolo de milho bem molhadinho.

Ficaram com vontade? Segue a receita!

 

BOLO DE MILHO

 

INGREDIENTES:

 

·         1 LATA DE MILHO (SEM A ÁGUA) OU 4 ESPIGAS CRUAS

·         3 OVOS (CLARAS EM NEVE)

·         1 PITADINHA DE SAL

·         8 COLHERES (SOPA) DE FUBÁ

·         1 ½ XÍCARA DE AÇUCAR

·         1 XÍCARA DE LEITE

·         ½ XÍCARA DE ÓLEO

·         1 COLHER (SOPA) DE FERMENTO EM PÓ

 

MODO DE FAZER:

 

            BATA AS CLARAS EM NEVE E RESERVE.

            NO LIQUIDIFICADOR BATA AS GEMAS, O AÇÚCAR, O ÓLEO, O LEITE E O MILHO. NA BATEDEIRA, JUNTE A ESSA MISTURA O FUBÁ E BATA BEM. POR ÚLTIMO ACRESCENTE AS CLARAS EM NEVE E O FERMENTO EM PÓ.

NUMA FORMA UNTADA COM MANTEIGA E POLVILHADA COM FARINHA COLOQUE A MASSA E LEVE AO FORNO (+/_ 180º) POR APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUE DOURADO.
 

Daniella Lander
Professora Infantil III A

terça-feira, 7 de junho de 2016

2.ERA UMA VEZ... NA COZINHA!



         E lá fomos nós pra cozinha de novo! A empolgação foi a mesma da primeira vez... Escolhemos outros três ajudantes, separamos os ingredientes, escrevemos a receita na lousa, trabalhando as quantidades e depois de ler a história da “Chapeuzinho Vermelho” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, fomos para a cozinha preparar o bolo que a chapeuzinho levou para a casa da vovó... Bolo de fubá!

Segue a receita para vocês experimentarem também em casa. Bom trabalho!!!

 

BOLO DE FUBÁ

 

INGREDIENTES:

 

·         3 OVOS (CLARAS EM NEVE)

·         2 XÍCARAS DE AÇÚCAR

·         2/3 XÍCARA DE ÓLEO

·         1 XÍCARA DE FUBÁ

·         2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO

·         1 XÍCARA DE LEITE (FERVIDO)

·         1 COLHER (SOPA) DE ERVA DOCE

·         1 COLHER (SOPA) DE FERMENTO EM PÓ

 

MODO DE FAZER:

 


            NA BATEDEIRA, BATA AS GEMAS COM O AÇÚCAR E ACRESCENTE AOS POUCOS O ÓLEO, O FUBÁ, A FARINHA E O LEITE QUENTE, MEXENDO SEM PARAR.

            POR ÚLTIMO COLOQUE AS CLARAS EM NEVE, O FERMENTO EM PÓ E A ERVA DOCE.

NUMA FORMA UNTADA COM MANTEIGA E POLVILHADA COM FUBÁ COLOQUE A MASSA E LEVE AO FORNO (+/_ 180º) POR APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUE DOURADO.
 


Daniella Lander
Professora Infantil III A

segunda-feira, 6 de junho de 2016

1.ERA UMA VEZ... NA COZINHA!


          Tudo começou como começam muitas histórias... Começou com “Era uma vez”.

A partir da leitura de algumas histórias específicas e com o intuito de aumentar o interesse das crianças pelas rodas de história, surgiu a ideia de fazer, na cozinha de nossa escola, receitas relacionadas a diferentes histórias infantis...

A experiência foi um sucesso! As crianças ficaram atentas ao preparo, curtiram cada etapa e claro, se deliciaram com a degustação.

Abaixo, a receita e algumas fotos de nossa primeira experiência culinária: “Bolinhos de chuva”, a partir da leitura da história “O caso do bolinho”, de Tatiana Belinky.

 

BOLINHO DE CHUVA

 

INGREDIENTES:

 

·         1 PACOTE DE MASSA PRONTA PARA BOLINHO DE CHUVA

·         2 OVOS

·         1 XÍCARA DE LEITE

·         ÓLEO PARA FRITAR OS BOLINHOS

·         AÇUCAR E CANELA PARA POLVILHAR

 

MODO DE FAZER:

 

            NUMA TIGELA MISTURE TODOS OS INGREDIENTES E MEXA COM UMA COLHER.

            COM A AJUDA DE DUAS COLHERES, COLOQUE PEQUENAS BOLINHAS DA MASSA NUMA PANELA COM ÓLEO QUENTE E FRITE OS BOLINHOS. RAPIDAMENTE ELES FICARÃO DOURADOS. ESCORRA A GORDURA E COLOQUE OS BOLINHOS NUMA TRAVESSA COM AÇUCAR E CANELA DE FORMA QUE ELES FIQUEM ENVOLVIDOS POR ESSA MISTURA.



 
Daniella Lander
Professora Infantil III A

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Exposição Aedes


               Em 31/05/2016, os alunos do 2° Ano B do Ciclo II, Prof.ª Vania Zen, fizeram o maior sucesso nas apresentações das pesquisas que mostraram aos pais sobre o “Mosquito Aedes”.

Os pais saíram da apresentação “encantados” com todo o trabalho realizado.

A Prof.ª Vania Zen trouxe emprestado de outra unidade escolar um “microscópio eletrônico”, onde todos puderam visualizar o mosquito bem de pertinho.
 


Prof.ª Vania Zen
2° Ano B do Ciclo II

quinta-feira, 2 de junho de 2016

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Calendário Junho 2016


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR A VISUALIZAÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR A VISUALIZAÇÃO

Mostra Cultural 2016

Mostra Cultural 2016 Ler mais publicações no Calaméo